Município de Viseu assina acordo de cooperação para o 1º inventário arbóreo de Viseu

17-03-2016Ambiente
Ato assinala Dia Internacional das Florestas, esta segunda-feira. Município de Viseu promove ainda uma ação de sensibilização e limpeza florestal no Monte de Santa Luzia

O Município de Viseu irá assinalar a celebração do Dia Internacional das Florestas com um conjunto de iniciativas de defesa e educação ambiental.
Segunda-feira, 21 de Março, pelas 12 horas, nos Paços do Concelho, é assinado o acordo de cooperação para a elaboração do 1º Inventário do Património Arbóreo da Cidade de Viseu.
O projeto, aprovado em fevereiro passado, será desenvolvido em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a QUERCUS e a Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu (ADIV), representando um investimento municipal de 70 mil euros.
Deste modo, a "cidade-jardim da Beira” verá as suas diversas espécies catalogadas e reconhecidas, permitindo, entre outras vantagens, o conhecimento e valorização dos exemplares autóctones e a estruturação de um "manual de boas práticas” para a correta plantação, manutenção e salvaguarda do património arbóreo.
Na véspera, 20 de março, o Município promove também uma ação de sensibilização para a importância da manutenção e preservação florestal, convidando a comunidade a participar na limpeza da mata do Monte de Santa Luzia. A iniciativa terá início pelas 10 horas, junto ao Museu do Quartzo, e prolonga-se até ao final da manhã. Esta é uma organização conjunta do Município e as Juntas de Freguesia de Abraveses e do Campo.