Município de Viseu aprova reprogramação de atividades por parte dos agentes culturais

29-04-2021Cultura
O Município de Viseu deliberou hoje, em reunião de Câmara, oferecer a oportunidade aos agentes culturais de reprogramarem e/ou recalendarizarem projetos e atividades culturais e artísticas, aprovadas no âmbito do programa VISEU CULTURA para o ano de 2021. "Face às dificuldades geradas pela pandemia, que impediu a realização de muitos espetáculos, entendemos que era nosso dever abrir esta possibilidade aos agentes do setor”, explica Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Não obstante tais disposições e medidas, mantêm-se integral e estritamente válidos os termos e compromissos constantes dos contratos celebrados. Como condição, as propostas de reprogramação não devem desvirtuar ou descaracterizar a matriz artística e a estratégia cultural formuladas na candidatura aprovada. Os agentes culturais interessados devem, agora, apresentar as propostas de reprogramação e/ou recalendarização dos seus projetos (aprovados) até 12 dias úteis após o termino do Estado de Emergência.

As propostas de reagendamento de festivais, eventos e espetáculos deverão observar, preferencialmente, o período de execução temporal dos projetos definido nos avisos de abertura de candidaturas respeitantes a cada linha do programa municipal de apoios VISEU CULTURA 2021. Paralelamente, o reagendamento de espetáculos ou eventos em espaço público devem respeitar a agenda estabelecida pela programação de projetos aprovados no VISEU CULTURA, assim como da Feira de São Mateus.

Recorde-se que, em outubro de 2020, ao abrigo do pacote de medidas "VISEU INVESTE 2021” que visa o apoio e relançamento da economia local e regional, a autarquia definiu como prioridade assegurar a continuidade da dinâmica cultural da cidade. "Conscientes das dificuldades que se avizinhavam, quisemos promover a retoma consistente e continuada das atividades culturais e criativas locais, através do lançamento do programa "VISEU CULTURA 2021”, lembra a autarca. Já este ano, o Município lançou o "VISEU CULTURA +”, um subprograma municipal de resiliência cultural à crise pandémica, que visa apoiar a manutenção da atividade artística e cultural no período do confinamento e pós-confinamento.