Município de Viseu aprova contas consolidadas com resultado líquido positivo

17-06-2021Economia
Município de Viseu aprova contas consolidadas com resultado líquido positivo
Apesar dos 2,3 milhões de euros gastos no combate à pandemia, as contas consolidadas da autarquia mantêm resultados líquidos positivos e reforçam que "Viseu é de boas contas”

O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, 17 de junho, em reunião extraordinária de Câmara, as contas consolidadas do Grupo Municipal relativas ao exercício de 2020.

Recorde-se que o Município de Viseu, na apresentação de contas efetuada já em maio, aumentou a autonomia financeira e viu crescer o saldo de gerência, apesar do ano atípico e da necessidade de investir mais de 2,3 milhões de euros no combate à pandemia e no apoio à economia.

No ano de 2020, o balanço consolidado do Grupo Municipal evidencia um ativo líquido superior a 389 milhões de euros. O resultado líquido consolidado do exercício atribuível ao Grupo apresentou um valor amplamente positivo, ascendendo a 683.233,23 euros.

"Mesmo num ano atípico em que tivemos necessidade de responder economicamente ao combate à pandemia e ao relançamento da economia com um conjunto de medidas de apoio às empresas e às famílias, mantivemos as boas contas municipais”, afirma a Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo. E, acresce a esse facto, que mantivemos a aposta clara e inequívoca nas áreas fundamentais do Viseu Primeiro, como a Educação, Cultura, Desporto, Ambiente, Solidariedade, Desenvolvimento Económico, modernização dos serviços e na Mobilidade, pilares essenciais no ecossistema da qualidade de vida de Viseu.

Recorde-se ainda que a Câmara Municipal de Viseu apresentou no final do ano um saldo de gerência superior a 22,9 milhões de euros. De salientar igualmente que os resultados antes de depreciações e gastos de financiamento (EBITDA) ostentaram um total de 15,4 milhões de euros.

Em conclusão, e apesar de a crise pandémica ter trazido encargos acrescidos em diversos níveis, o Grupo Municipal conseguiu, novamente, conquistar um resultado líquido positivo, situação que reforça a solidez económica e financeira das contas consolidadas do Município de Viseu.