Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu aplica quase meio milhão de euros de saldo positivo no combate ao COVID-19

30-04-2020COVID-19
Município de Viseu aplica quase meio milhão de euros de saldo positivo no combate ao COVID-19
Montante para fazer face aos efeitos da pandemia será reforçado com mais 1 milhão de euros. O valor global disponibilizado é de 1,5 milhões de euros 

O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, 30 de abril, as contas relativas ao exercício de 2019, que revelam um saldo positivo de quase 500 mil euros. 

Esta verba será canalizada, em exclusivo, para o combate à pandemia do COVID-19. Além deste meio milhão de euros, as medidas a implementar nesta área terão um reforço de um milhão de euros, pelo que o valor global que o Município vai investir cifra-se em 1,5 milhões de euros. 

"Face à situação que enfrentamos, e no sentido de respondermos positivamente ao maior número de pedidos de ajuda que nos chegam, não poderíamos ter outra atitude”, explica o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, referindo que algumas dessas medidas já estão no terreno, como a linha de emergência social VISEU AJUDA – que prestou auxílio a mais de 500 famílias, num total de mais de 700 apoios –, ou o pacote de 25 medidas de apoio às famílias, empresas e instituições – o VISEU AJUDA+. 

A proteção civil e o apoio sanitário a lares e IPSS do concelho, o apoio social a famílias vulneráveis, a inclusão tecnológica de crianças em idade escolar com riscos de exclusão no contexto da pandemia, a revitalização comercial e a retoma turística e o fomento económico e cultural serão as principais apostas do fundo municipal para resposta à crise. 

Além de confirmar a saúde financeira e económica do Município de Viseu, o exercício de 2019 reflete a aposta clara e inequívoca em áreas como o Ambiente, Desenvolvimento Económico, Solidariedade Social, Educação, Cultura e Desporto, Mobilidade Urbana e modernização dos serviços municipais, pilares fundamentais no ecossistema da qualidade de vida de Viseu. 

A solidez orçamental é transmitida pela poupança de 6,3 milhões de euros de receita corrente, que permitem criar superavit que financia a despesa de capital. "Só é possível esta situação financeira sólida e robusta, graças à boa gestão dos dinheiros públicos”, continua o Presidente da Câmara, António Almeida Henriques. 

A execução da receita global alcançou, em 2019, um montante de 76,8 milhões de euros. Desta forma, toda a despesa foi satisfeita, visto que a receita global foi superior à despesa global, traduzindo-se num excedente orçamental nas contas da autarquia, justificado, em grande medida, pelo princípio da prudência adotado. 

As Grandes Opções do Plano traduziram-se num montante executado superior a 36,9 milhões de euros. 

No final de 2019, a dívida total das operações orçamentais do Município de Viseu baixou para os 15,5 milhões de euros, o que se expressou numa queda de 27,6 %, ou seja, menos 5,9 milhões de euros face à dívida inicial. 

Já a poupança corrente permitiu que a Câmara Municipal de Viseu apresentasse, no final do ano, um saldo de gerência superior a 20,6 milhões de euros. 

As políticas inclusivas que o Município tem levado a cabo têm como pilar a assunção das preocupações sociais. À semelhança dos anos anteriores, em 2019, a função social teve um grande destaque - 50% - e uma realização de 18,6 milhões de euros. 

O balanço das contas revela ainda um incremento de 0,8% na autonomia financeira, tendo a mesma alcançado um valor de 79,8%. 

Já as contas da SRU e da Habisolvis, entidades do universo do Município de Viseu, encerraram 2019 com um saldo positivo. 

Por último, também a Águas de Viseu apresentou contas saudáveis, com um acréscimo de investimento no sistema, refletindo também a evolução do número de clientes, tanto na rede de abastecimento de água, como na rede de drenagem de águas residuais. A receita totalizou 14,1 milhões de euros.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi