Município de Viseu abre candidaturas a todos os eixos do programa Eixo Cultura

08-02-2022Cultura
Município de Viseu abre candidaturas a todos os eixos do programa Eixo Cultura

Candidaturas aos Eixos 2, 3 e 4 do programa municipal de apoios estão abertas. As propostas devem ser submetidas até 27 de fevereiro

Para além dos Eixos 1 e 5, cuja abertura já havia sido anunciada, com candidaturas até ao dia 20 de fevereiro, o programa "Eixo Cultura Viseu 2022/2025” recebe, também, os projetos culturais que se enquadrem nos seus restantes campos de ação. Desta forma, estão já disponíveis os formulários para concurso aos Eixos 2, 3 e 4, estes com prazo de candidatura até ao dia 27 de fevereiro.

Assim, o Eixo 2 pretende apoiar a Criação Artística de projetos de caráter autoral, nas seguintes áreas: artes performativas, como é o caso da música, do teatro, da dança, do cinema e multimédia e do circo contemporâneo; artes visuais, como artes plásticas e fotografia; artes de rua; promoção do livro e da leitura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação e da edição. Este eixo conta com a dotação financeira de 150.000 euros.

Esta vertente engloba diferentes fases, desde a conceção à apresentação dos projetos - não incluídos em eventos - no Município de Viseu. Está, portanto, dividida em medidas distintas: a Medida I (Criação/Produção), em que cada entidade pode receber de 7500 a 20.000 euros por projeto/ano, e a Medida II (Edição), em que os valores de financiamento variam entre os 5 e os 10 mil euros.

O Eixo 3, por sua vez, surge com o intuito de promover a Programação Artística, tendo em vista a democratização no acesso à cultura e o alargamento da oferta cultural.

Deste modo, são contempladas ações culturais que se desenvolvam, pontual ou regularmente, em determinado espaço da programação no território viseense.

Neste setor, estão incluídas iniciativas como: festivais, ciclos e/ou concursos que tenham como foco as artes performativas (dança, teatro, música e cruzamento disciplinar; festivais, ciclos ou mostras de cinema e multimédia; exposições e itinerâncias de artes visuais (artes plásticas e fotografia); residências artísticas, workshops, masterclasses, entre outros.

Para além destes, este Eixo apoia, também, projetos que promovam o desenvolvimento e valorização da cultura tradicional (património, etnografia, música, literatura popular, artesanato e produtos locais).

Neste caso, o financiamento do Eixo 3, com a dotação de 125.000 euros, pode variar entre 5.000 e 20.000 euros por projeto/ano.

Por outro lado, o Eixo 4 destina-se a apoiar artistas e projetos emergentes e tem como objetivo dar visibilidade e fomentar o aparecimento de novos talentos, nas artes performativas - música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; nas artes visuais - artes plásticas e fotografia; artes de rua; literatura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação/produção, programação/difusão e edição, com o objetivo de identificar, dar visibilidade e fomentar uma nova geração de talentos; novos modelos de criação, exibição e exposição.

Este Eixo, com a dotação de 50.000 euros, oferece um apoio entre 2.500 e 10 mil euros por projeto/ano aos candidatos vencedores.

Recorde-se que da Comissão de Avaliação das candidaturas fazem parte: a Vereadora com os pelouros da Cultura, Turismo e Património Cultural da Câmara Municipal de Viseu, Dr.ª Leonor Barata, a Prof.ª Dalila Rodrigues e a Prof.ª Paula Rodrigues.

Todas as propostas devem ser submetidas até ao dia 27 de fevereiro, através do e-mail cultura@cmviseu.pt, em língua portuguesa, e não poderão sofrer alterações depois da data de entrega. Para mais informações, aceda às normas e documentos em AQUI.

Compreendi