Saltar para o conteúdo principal

Município aprovou revisão da Estratégia Local de Habitação de Viseu

14-04-2022Habitação
Município aprovou revisão da Estratégia Local de Habitação de Viseu
Da ordem de trabalhos da reunião de Câmara hoje realizada, é de salientar a aprovação da 1ª revisão/atualização da Estratégia Local de Habitação (ELH) de Viseu. 

Com esta revisão/atualização, a ELH irá abranger 435 famílias necessitadas de uma resposta habitacional - num total de 1121 pessoas - do Concelho. O investimento estimado é de 45.110 euros, dos quais 37.655 são no âmbito do "1º Direito”, e vigorará até ao final de 2025.

De salientar ainda que a política de habitação do Município não se esgota na ELH de Viseu, documento mais direcionado para as famílias mais carenciadas do concelho e para responder ao "1º Direito”.

Além do "1º Direito”, o Município dará continuidade às políticas anteriormente preconizadas, nomeadamente a melhoria da eficiência energética nos bairros sociais. Depois de concluído o investimento de 600 mil euros no Bairro da Balsa, serão investidos mais 188 mil euros no Bairro 1º de Maio, onde 40 fogos são propriedade do Município, e 40 mil euros no bloco F do Bairro da Balsa, no qual 7 fogos são propriedade da autarquia. 

Neste âmbito, a autarquia manterá o seu compromisso para com o apoio às família carenciadas, proprietárias de habitação degradada, através dos programas municipais VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO (vertente habitacional). 

Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas, " a Estratégia Local de Habitação de Viseu pretende dar um forte contributo para a coesão social e territorial do Concelho, para que, no final, possamos dizer que Viseu, para além da ‘Melhor Cidade para Viver’ é também o ‘Melhor Concelho para todos viverem!’”.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi