Município, ACDV e AHRESP unem esforços para candidatura ao programa “Bairros Comerciais Digitais”

17-03-2022Economia
Na reunião de Câmara de hoje, o Executivo Municipal aprovou um acordo de consórcio para a implementação de "Bairros Comerciais Digitais”, entre o Município de Viseu, a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Esta união de vontades tem em vista a apresentação de uma manifestação de interesse, e posterior candidatura, para o programa "Bairros Comerciais Digitais”, uma das medidas de apoio vocacionada para o setor do comércio e serviços, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 52,5 milhões de euros é o montante financeiro que o Governo disponibiliza para ser aplicado na construção de 50 "Bairros Comerciais Digitais”.

Segundo o aviso publicado, "os Bairros Comerciais Digitais surgem, igualmente, como uma medida catalisadora do crescimento económico, procurando enquadrar, por um lado, o vetor da proximidade e da coesão territorial, promovendo a valorização da evidência física e da requalificação dos espaços, recuperando o sentido de planeamento do urbanismo comercial e associando-o ao segundo vetor da política pública e do próprio PRR, visando-se, assim, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e da integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento”.