Saltar para o conteúdo principal

Iniciativa solidária “Refúgio” acontece esta segunda-feira, em Viseu, para apoiar os refugiados

25-03-2022Social
Iniciativa solidária “Refúgio” acontece esta segunda-feira, em Viseu, para apoiar os refugiados
Teatro Viriato acolhe iniciativa que junta em palco mais de duas dezenas de grupos e artistas, da música, à dança e ao teatro. Bilhetes à venda presencialmente, no Teatro, e online

Viseu mostra, mais uma vez, o seu espírito solidário e de união, mobilizando-se para concretizar uma iniciativa solidária pela paz, que se realiza esta segunda-feira, dia 28 de março, pelas 21 horas, no Teatro Viriato. 

Em virtude da vaga crescente de refugiados ucranianos que fogem da Ucrânia para outros países e cidades, incluindo Viseu, o Município promove esta iniciativa, que surge de uma ideia conjunta com os artistas Ana Bento (Gira Sol Zul) e Romulus Neagu (Intruso), e que é acolhida pelo Teatro Viriato. O objetivo é apoiar cidadãos e famílias da Ucrânia, mas também de outros países que, por motivos de guerra ou outros, se veem forçados a abandonar o seu lar e encontram em Viseu um "refúgio”. 

"Com o despoletar da guerra na Ucrânia, a sociedade mobilizou-se de forma inexcedível e Viseu não foi exceção. Aliás, os viseenses são bastante solidários e não é a primeira vez que o demonstram no apoio a causas e projetos sociais”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas. "Esta iniciativa solidária é apenas mais uma prova de que o trabalho em rede e a união de esforços originam ideias e projetos que valem a pena. Convido todos os viseenses e amigos a estarem presentes e a darem o seu contributo para esta causa nobre”, afirma o autarca. 

Em palco, irão juntar-se mais de duas dezenas de grupos e artistas, das áreas do teatro, da dança e da música, para um projeto único, cujas receitas reverterão na íntegra para apoio aos refugiados acolhidos em Viseu.

ArDemente, Dançando com a Diferença, Dennis Xavier, Fernando Giestas e Rafaela Santos, Galo Cant'Às Duas, Graeme Pulleyn, Grupo de Percussão da Gira Sol Azul, Guilherme Gomes, Iryna Babchuk, Jorge Fraga, Mara Pedro, O Marta, Romulus Neagu e André Cardoso, Smoke Hills, Sónia Barbosa, Ana Bento e Bruno Pinto, Sr. Jorge, Tilhon, Tranglomango feat Kika G e Yeva Babchuk, Khrystyna Babchuk e Antonina Rudenko são nomes confirmados neste cartaz, que irão presentear o público com o seu talento. A Vereadora da Cultura, Dr.ª Leonor Barata, marcará também presença, apresentando esta iniciativa solidária. 

"Esta iniciativa não seria possível de realizar sem a manifestação de um conjunto de vontades comuns e, por isso, o meu agradecimento vai para todos os grupos, artistas e agentes culturais que se associam a este espetáculo. De facto, a Cultura pode ser, também ela, solidária e transformadora”, sublinha a Vereadora da Cultura do Município de Viseu, Dr.ª Leonor Barata. 

Os bilhetes têm um custo de 10 euros, independentemente do lugar escolhido, e podem ser adquiridos presencialmente, na bilheteira do Teatro Viriato, ou online, AQUI. A iniciativa terá também transmissão em live streaming no canal de Youtube do Município de Viseu. 

REFÚGIO conta com a organização do Município de Viseu, em conjunto com a Gira Sol Azul, a Intruso – Associação Cultural e o Carmo’81. O Teatro Viriato é parceiro desta iniciativa. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi