Saltar para o conteúdo principal

GNR e Município de Viseu promovem limpeza florestal

08-03-2016Ambiente
GNR e Município de Viseu promovem limpeza florestal
Até 1 de abril proprietários que possuam terrenos em áreas florestais, junto de edifícios, devem proceder à sua limpeza

O Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, em parceria com o Município de Viseu, encontra-se a realizar uma ação de sensibilização e fiscalização de limpeza florestal junto a edifícios, incentivando à adoção de atitudes preventivas de incêndios.

A ação "Defesa da Floresta Contra Incêndios” decorre até 1 de abril. Todos os proprietários, arrendatários ou outras entidades que possuam ou tenham a seu cargo terrenos próximos de habitações e/ou edifícios, nomeadamente em zonas florestais, devem proceder à sua limpeza, num raio de 50 metros em torno dos mesmos.

A partir dessa data, 1 de abril, o GIPS irá continuar a sua ação no terreno, procedendo à fiscalização das limpezas. Todos aqueles que não tenham efetuado essa limpeza poderão ser autuados e incorrer no pagamento de coimas que variam entre os 140 euros e os 5000 euros.

Para além da limpeza num raio de 50 metros em torno dos edifícios, outras medidas de prevenção são também aconselhadas. As árvores e arbustos devem estar a uma distância de 5 metros das habitações, sendo de evitar o seu crescimento descontrolado e a projeção sobre telhados.

Também a concentração elevada de árvores num mesmo local é desaconselhada, devendo manter-se, preferencialmente, uma distância mínima de 4 metros entre as copas.

Para esclarecimentos adicionais, os interessados poderão contactar o Gabinete Técnico Florestal do Município de Viseu ou o GIPS-GNR, em Viseu.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi