Exposição de ilustrações e espetáculo de teatro no Dia Mundial das Bibliotecas, em Viseu

29-06-2022Biblioteca
Peças de Ilda Monteiro e espetáculo de Jorge Fraga integram as celebrações na Biblioteca Municipal D. Miguel da Siva, esta sexta-feira

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, recebe, a partir desta sexta-feira, 1 de julho, a exposição "Escritores portugueses nas malhas da literatura e da pintura” da autoria da artista plástica, ilustradora e escritora viseense, Ilda Monteiro, como parte integrante das celebrações do Dia Mundial das Bibliotecas.

A inauguração vai ter lugar pelas 18 horas e vai contar com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Dr.ª Leonor Barata.

Expostos vão estar 25 quadros com ilustrações de escritores e poetas portugueses dos séculos XVIII, XIX e XX. Entre estes, estão nomes como Agustina Bessa-Luís, Almeida Garrett, Bocage, Eça de Queirós ou Fernando Pessoa.

Segundo a autora, esta exposição "relaciona a simbologia das ilustrações com as características de cada escritor, demonstrando o seu pragmatismo de forma diferenciada, com acentuado sentido crítico e humorístico.”

A exposição é de entrada livre e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 8H30 e as 19 horas, até ao próximo dia 30 de agosto.

Na continuação das comemorações do Dia Mundial das Bibliotecas, no dia 1 de julho, às 10 horas e às 14H30, a Biblioteca Municipal de Viseu desafia o público infantil a desvendar o segredo do maior tesouro guardado nas bibliotecas, com o espetáculo "O Maior Tesouro”, da autoria do ator e encenador Jorge Fraga.

A participação no espetáculo infantil é sujeita a inscrição prévia através do e-mail biblioteca@cmviseu.pt e a lotação é limitada.