Saltar para o conteúdo principal

Em Viseu, Hilário dá nome - e música - a dias que celebram a história e identidade do Fado português

29-05-2024Cultura
Em Viseu, Hilário dá nome - e música - a dias que celebram a história e identidade do Fado português
Iniciativa "Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense” está de regresso nos dias 1, 7 e 8 de junho

Na Cidade-Jardim, o mês de junho inicia com a 2ª edição do evento "Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, nos dias 1, 7 e 8 de junho. Neste regresso da iniciativa promovida pelo Município de Viseu, que tem no célebre fadista viseense o seu patrono, haverá concertos especialmente dedicados aos Fados de Coimbra e de Lisboa, inclusive com vozes no feminino, mas também um espetáculo evocativo da vida e obra de Augusto Hilário.

O Parque Aquilino Ribeiro será o palco principal destas noites evocativas deste género musical português, Património da Humanidade, de entrada livre e gratuita, para os quais todos os viseenses, visitantes e turistas são convidados a assistir.

Neste espaço de lazer privilegiado da cidade, será na noite do dia 1 de junho, pelas 21H30, que haverá um "levantar do véu” - o prelúdio - para o fim de semana seguinte, de celebração plena da iniciativa. Em palco, um concerto no qual Paulo Soares irá interpretar obras do viseense Octávio Sérgio.

Nos dias 7 e 8 de junho, o palco do Parque da Cidade volta a brilhar para concertos muito especiais. O Grupo de Fados 7 Torres e o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra serão os responsáveis pelos concertos que homenageiam o Fado de Coimbra, pelas 21H30 do dia 7.

Já no sábado, dia 8, ouvir-se-á Fado de Lisboa e no feminino, pelas vozes de 5 grandes mulheres da música portuguesa, verdadeiras embaixadoras deste género musical, dentro e fora de portas. São elas Sónia Lisboa, Mara Pedro, Sílva Miteva, Ana Sofia Costa e Glória Paiva. Fernanda Maciel e Marta Rosa serão as instrumentistas que acompanham o grupo.

Na tarde de sábado, destaque ainda para o espetáculo "O Último Bohemio”, com encenação e direção musical de Carlos Clara Gomes, que evoca a vida e obra de Augusto Hilário. Será pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, de entrada gratuita, mas sujeito a inscrição prévia para o email biblioteca@cmviseu.pt.

A programação completa encontra-se disponível para consulta AQUI

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi