Conteúdo Relacionado

Em Viseu, apoio ao povo ucraniano ultrapassa expectativas e pedidos de bens estão, para já, suspensos

10-03-2022Município

Campanha para recolha e entrega de bens diversos no Instituto Politécnico de Viseu será suspensa a partir de amanhã. Donativos em stock serão canalizados para reforçar Loja Solidária do IPV, onde são atendidos os migrantes através do CLAIM IPV

A partir de amanhã, dia 11 de março, a campanha de recolha de donativos para apoiar o povo ucraniano, lançada em parceria por várias associações, instituições e entidades de Viseu, entre elas a Câmara Municipal, será suspensa.

Tal decisão prende-se com a enorme mobilização da comunidade em torno desta ação solidária, que ultrapassou as expectativas, sendo que, neste momento, as instalações do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), do Regimento de Infantaria 14 e dos Bombeiros Voluntários têm ainda bens e produtos alimentares, roupa e outros em stock. Para já, é ainda intenção organizar um novo transporte para apoio internacional, à semelhança dos camiões que partiram esta semana para a Polónia.

Neste sentido, apela-se a todos os cidadãos que queiram contribuir para esta ou outra causa para procurarem canalizar a sua oferta para outras campanhas ou parceiros sociais como, por exemplo, a Cáritas Diocesana.

Para além disso, os bens e produtos ainda armazenados serão igualmente disponibilizados para reforçar a oferta da Loja Solidária do IPV, para um apoio mais próximo e imediato a todos os refugiados ucranianos que estão, entretanto, a chegar a Viseu, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do IPV.

A rede social criada, para apoio aos refugiados, continuará a funcionar, agora mais concertada que nunca. Recorde-se que o Município de Viseu lançou ontem a campanha SOS Ucrânia, com vista a apelar ao envolvimento da sociedade noutras questões urgentes, agora focadas nos cidadãos ucranianos que continuam a chegar ao nosso concelho, em virtude da guerra a decorrer. Para isso, os interessados podem, voluntariamente, manifestar o seu interesse, através do preenchimento de formulários próprios, disponíveis em www.cm-viseu.pt, para acolhimento, cedência de habitação ou voluntariado, para ações como o ensino de português ou o desenvolvimento de atividades com crianças.

Para mais informações, os interessados podem contactar a Divisão de Desenvolvimento Social através do telefone 232 427 434 ou do email accao.social@cmviseu.pt

Esta campanha de ação e apoio humanitário resulta do trabalho em rede da Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Viriatos.14, a Associação de Ucranianos de Viseu, os Bombeiros Voluntários de Viseu, o Regimento de Infantaria 14 e a Cáritas Diocesana de Viseu.