Saltar para o conteúdo principal

Em Calde, arrancou a reabilitação de um edifício para habitação apoiada

26-03-2025Habitação
Em Calde, arrancou a reabilitação de um edifício para habitação apoiada
A empreitada foi hoje consignada, com um prazo de execução de 364 dias e um investimento total de cerca de 290 mil euros. 

A Rua das Eiras, em Vilar do Monte, na Freguesia de Calde, acolheu hoje, dia 26 de março, a assinatura do auto de consignação formal para a empreitada de reabilitação de um edifício, nesta rua, para habitação familiar, no âmbito da Estratégia Local de Habitação. 

Durante 364 dias, o edifício, atualmente em avanço estado de degradação, vai sofrer inúmeras intervenções com vista à criação de duas habitações unifamiliares, com tipologias T1 e T4, para arrendamento apoiado. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, considera o investimento em habitação com renda apoiada uma "necessidade para todos os viseenses, em todas as freguesias do nosso concelho”. 

No total, o investimento atinge os 290 mil euros, numa obra cofinanciada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia – Next Generation EU. 

O Município de Viseu prossegue, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, através do programa "1.º Direito” e com o cofinanciamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), com o investimento na habitação, estando prevista a construção de 180 novos fogos habitacionais, para atribuição em regime de arrendamento habitacional apoiado, num esforço total estimado de 28 milhões de euros. 

Destes 180 fogos, a maioria – 130 – resultará da aquisição e reabilitação de imóveis nas freguesias mais periféricas do concelho de Viseu, no âmbito do programa "Rural Habita”, num investimento estimado de 20 milhões de euros. 

Relativamente à Freguesia de Calde, serão construídos 13 novos fogos habitacionais, representando um investimento de 1,7 milhões de euros, resultado da aquisição e reabilitação de oito edifícios, e ainda a reabilitação de uma habitação, com financiamento do IHRU, propriedade de "Beneficiário Direto do 1.º Direito”.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi