Educação e municípios de mãos dadas no Encontro Nacional da Rede das Cidades Educadoras, em Viseu

04-06-2022Educação
Painéis possibilitaram debate e reflexão sobre os atuais desafios sociais e educativos. Cerca de 100 municípios portugueses marcaram presença

Viseu acolheu esta sexta-feira, dia 3 de junho, o "Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras”. No Solar do Vinho do Dão, o Município de Viseu e a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) promoveram painéis de debate e atividades sobre a construção de cidades mais educadoras e mais justas. A iniciativa permitiu também realizar a reunião anual com os mais de 100 representantes dos municípios que pertencem à Rede.

Na sessão de abertura esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, o Vereador da Educação do Município de Lisboa, Dr. Diogo Moura, como representante da cidade que coordena a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, e o Vereador do Ambiente, Educação e Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Pedro Ribeiro.

Durante a abertura dos trabalhos, o Presidente da autarquia referiu que "Viseu é a Melhor Cidade para Viver porque tem criado mais e melhores condições de vida para quem cá vive, para quem nos visita e para quem se pretende instalar na nossa cidade”. "Estamos, diariamente, a colocar no terreno projetos e programas que sirvam melhor as nossas populações”, salientando que todas as políticas do Executivo Municipal estão assentes na contínua "melhoria da qualidade de vida” de todas as gerações.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas, estes encontros são uma mais-valia e uma verdadeira ferramenta para chegar às populações, dado que permitem envolver a comunidade nas decisões que transformam um território. "Viseu afirma-se como sendo uma Cidade Educadora que aposta na educação formal e não formal”, acrescentou.

Além de apresentações, realizadas por parte de representantes das unidades orgânicas da Camara Municipal de Viseu, sobre vários programas municipais em curso no concelho, o dia contou com apresentações por parte do Criador do Conceito de Cidade Educadora, Dr. Juan Manuel del Pozo, e da Coordenadora da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, Dr.ª Carla Calado.

Ao longo de todo o encontro, os participantes tiveram também a oportunidade de participar em painéis de reflexão sobre o compromisso da Cidade Educadora, numa reunião da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) e em momentos culturais.

A RTPCE constitui-se como uma estrutura fundamental na dinamização da construção de cidades mais educadoras e mais justas. A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as Cidades Educadoras trabalham para que a educação formal e não formal seja o eixo transversal de todas as políticas locais.