Saltar para o conteúdo principal

Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios com quatro dezenas de operacionais em permanência

16-06-2020Município
Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios com quatro dezenas de operacionais em permanência
Presidente da Câmara visitou esta segunda-feira corporações dos bombeiros Voluntários e Sapadores

O Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, visitou esta segunda-feira, 15 de junho, as duas corporações de Bombeiros do Município, para lhes dar uma palavra de apoio e incentivo, agora que se aproxima a época de combate aos incêndios florestais.

Neste périplo dedicado à Proteção Civil, o autarca apresentou também o Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios, que vai alocar, em permanência, cerca de 40 operacionais, entre Bombeiros voluntários e sapadores, e sapadores florestais.

A visita começou no quartel nos Bombeiros Voluntários, durante a qual António Almeida Henriques recordou o apoio contínuo e inequívoco desde que tomou posse em 2013.

"Para fazer face à quebra de receitas resultante do momento complexo que atravessamos, antecipámos a entrega de um apoio financeiro de 55 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu”, lembrou o autarca, sublinhando que o que estava em causa era garantir "as condições necessárias para a corporação efetuar o seu trabalho”.

Nos últimos 7 anos, o apoio do Município aos Bombeiros Voluntários já ultrapassou os 650 mil euros.

Já no quartel dos Bombeiros Municipais Sapadores, junto ao Aeródromo, o Presidente da Câmara elogiou o Serviço Municipal de Proteção Civil "bem qualificado”, assim como o "competente” Corpo de Bombeiros Sapadores.

"Hoje visito simbolicamente estes operacionais para lhes demonstrar o meu total apoio e pedir-lhes que tenham sempre como prioridade a segurança, a deles e a da população que servem”, observou, adiantando que "depois, se as condições o permitirem, procuraremos diminuir o número de ignições, reduzir a área ardida, o número de reacendimentos e garantir a permanente monitorização, coordenação, comando, controlo e comunicação”.

Almeida Henriques destacou ainda o investimento do Município na Proteção Civil, ao longo dos últimos 7 anos, nomeadamente em matéria de recursos humanos. "Relembro que esta é a terceira vez, desde 2014, que fazemos reforço do Corpo de Bombeiros Sapadores: 7 em 2015, mais 12 em 2018 e teremos mais 12 em 2020)”.

A par disso, o Município fez "um enorme esforço para cumprir as suas obrigações e dar o exemplo na prevenção dos incêndios”, com uma verba anual de aproximadamente 400 mil euros alocada à gestão do combustível.

O Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios conta em permanência com uma força de 12 Bombeiros Sapadores, 17 Bombeiros Voluntários e 10 Sapadores Florestais.

A visita do Presidente da Câmara terminou no Aeródromo Municipal, onde entregou uma nova viatura de apoio operacional, que resultou de um investimento na ordem dos 40 mil euros.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi