Saltar para o conteúdo principal

Delegação de Fuzileiros da Beira Alta presta homenagem ao Almirante Afonso Júlio de Cerqueira

25-05-2022Município
Delegação de Fuzileiros da Beira Alta presta homenagem ao Almirante Afonso Júlio de Cerqueira
Município de Viseu associa-se a este momento simbólico, que terá lugar esta sexta-feira, dia 27 de maio, na Avenida viseense que recebeu o seu nome

A Delegação de Fuzileiros da Beira Alta, numa parceria com o Município de Viseu, vai prestar a sua homenagem ao Almirante Afonso Júlio de Cerqueira, esta sexta-feira, dia 27 de maio. 

Este ato público terá lugar pelas 15 horas, junto à placa toponímica da Avenida com o nome do Almirante (no redor da Praça D. João I), na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, do Presidente da Delegação de Fuzileiros da Beira Alta, Luís Castro, e do seu Vice-Presidente, Comandante Benjamim Correia, a par de outras entidades e instituições oficiais, como a Polícia de Segurança Pública, o Regimento de Infantaria 14, a Liga dos Combatentes ou a Associação Viriatos 14. 

Por esta ocasião, será descerrada uma nova placa, a acompanhar a já existente, desta vez em representação da homenagem da Delegação de Fuzileiros ao Almirante. Um breve momento de discurso e apresentação terá também lugar, promovido pelo Dr. Artur Polónio e pelo Comandante Benjamim Correia, ambos historiadores e membros da Delegação. 

Afonso Júlio de Cerqueira nasceu em Viseu. Integrou cedo a Marinha, ramo das Forças Armadas Portuguesas no qual se destacou. Homem multifacetado, especializado em várias áreas técnicas e operacionais, destacou-se pela sua bravura, espírito humanitário e exemplo para várias gerações que viam nele um exemplo a seguir. Detentor de um vasto e meritório percurso, os Fuzileiros destacam o Comando do Batalhão da Marinha, "que conduziu de forma prestigiante para a Armada sendo por isso a sua ação reconhecida pelas mais altas figuras da Nação”. 


Créditos da imagem: Ruben Marques

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi