Construção da nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros vai avançar

07-06-2022Ambiente
Construção da nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros vai avançar

Empreitada permitirá abranger 3092 habitantes e cumprir novos objetivos ambientais e de saúde pública. Obra conta com financiamento do programa POSEUR

A obra de construção da nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros foi ontem consignada, num ato público que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença dos membros do Conselho de Administração do SMAS/Águas de Viseu – Dr. Fernando Ruas, Eng. João Paulo Gouveia e Dr.ª Mara Almeida, Presidente, Vice-Presidente e Vereadora da autarquia, respetivamente.

O projeto, com um prazo de execução previsto de 15 meses, conta com o financiamento do programa POSEUR, aprovado com o valor elegível de 3.587.440,23 euros, com uma contribuição do fundo de coesão de 3 milhões de euros.

A empreitada diz respeito à interligação das redes existentes e pequenas ampliações da rede de saneamento - que permitirão servir alguns locais que atualmente não estão incluídos na rede -, assim como à construção de uma nova ETAR, de Silgueiros e Oliveira de Barreiros, a qual permitirá abranger 3092 habitantes.

Com esta nova ETAR são cumpridos novos objetivos ambientais e de saúde pública, já que serão desativadas as ETAR de Passos, Lages, Loureiro de Silgueiros e Póvoa de Muscoso e as fossas séticas coletivas de Pindelo e Oliveira de Barreiros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, "esta empreitada permitirá concretizar mais um salto qualitativo na melhoria das condições de habitabilidade da nossa comunidade, especialmente das Freguesias de Silgueiros e São João de Lourosa, para além dos evidentes benefícios na saúde pública e qualidade do ambiente”. "Este é mais um exemplo concreto do aproveitamento dos fundos comunitários em prol do desenvolvimento territorial. Sabemos que ainda não alcançámos uma cobertura total das redes de água e saneamento no concelho, mas estamos muito próximos desse valor. Não descuramos as necessidades dos nossos munícipes e estamos atentos para lhes proporcionar a melhor qualidade de vida possível”, destacou o autarca.

Globalmente, serão construídos 2,1 quilómetros de coletores gravíticos, 3,9 de emissários, 5,2 de condutas elevatórias e 9 estações elevatórias, a par da própria ETAR.