Concurso “Quadras de São Martinho” premeia 33 trabalhos dos viseenses

19-11-2021Cultura
Concurso “Quadras de São Martinho” premeia 33 trabalhos dos viseenses
Biblioteca Municipal de Viseu recebeu um total de 274 trabalhos, num total de 405 participantes

Hoje, dia 19 de novembro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, foram divulgados, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, os resultados da edição de 2021 do concurso "Quadras de São Martinho”, iniciativa municipal que premeia textos em poesia pelos viseenses, alusivas a esta época e festividade anual.

Ao todo, durante o mês de outubro, foram apresentados 274 trabalhos individuais e coletivos, num total de 405 participantes. Concluída a análise dos trabalhos face aos critérios de avaliação definidos nas Normas de Participação, foram atribuídos 33 prémios, dos quais 15 são primeiros classificados e 18 são menções honrosas.

As obras foram apresentadas por escolas de todos os ciclos de ensino – do Básico ao Secundário –, por munícipes a título individual e por seniores. Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, "este concurso promove realmente o gosto pelas letras e pela escrita, em todas as idades. É de facto importante reconhecer o empenho, talento e originalidade da nossa comunidade”.

Os critérios de avaliação tidos em conta pelo júri, na eleição dos vencedores, foram a criatividade, a originalidade na abordagem ao tema proposto, a coerência, a coesão e organização das quadras. O júri do concurso foi constituído por um representante da Biblioteca Municipal e dois professores de Língua Portuguesa.

"É com enorme agrado que verificamos que a comunidade responde, de forma pronta e entusiasta, ao desafio lançado pela Biblioteca Municipal, colocando à prova a sua criatividade. A cada ano, a adesão à iniciativa tem vindo a crescer, comprovando o seu sucesso”, refere a Vereadora da Cultura, Dr.ª Leonor Barata.

O concurso municipal "Quadras de São Martinho” é promovido pelo Município de Viseu, através da sua Biblioteca Municipal, e destina-se aos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e comunidade em geral. Tem como objetivo estimular a criatividade, a imaginação e o gosto pela escrita, ao mesmo tempo que contribui para a preservação das tradições populares.