Comunicado | Cerimónias fúnebres do Presidente da Câmara Municipal

04-04-2021Município
Comunicado | Cerimónias fúnebres do Presidente da Câmara Municipal

O Município de Viseu informa que, face às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, as cerimónias fúnebres do Presidente da Câmara, António Almeida Henriques, que se realizam amanhã, dia 5 de abril, serão privadas e reservadas à família e amigos mais próximos.

Todavia, e atendendo ao carinho demonstrado por todos os viseenses, a deslocação da urna, entre o Hospital de São Teotónio e o cemitério, irá passar pelas principais artérias da cidade de Viseu. O objetivo é evitar aglomerações num único local e, cumprindo todas as orientações da Direção-Geral de Saúde e da Autoridade de Saúde, permitir que os viseenses possam, ainda assim, despedir-se e prestar uma última homenagem a António Almeida Henriques.

A deslocação da urna terá início pelas 16 horas, na Rua Prof. Egas Moniz (junto ao Hospital), e percorrerá algumas das ruas principais da cidade, passando, por exemplo, na Av. Alexandre Herculano e na rotunda de Santa Cristina. Seguirá depois pelo Centro Histórico, com passagens na Praça Dom Duarte, na Rua do Adro, Largo Pintor Gata, Largo Major Teles, rotunda Dom João I e Av. 25 de Abril. O trajeto inclui em seguida a passagem pelos Paços do Concelho, continuando pela Av. Europa e terminando no cemitério de Abraveses.

O Município de Viseu lembra que se encontra em vigor o Estado de Emergência, pelo que se apela ao bom senso de todos os viseenses para que cumpram as normas da Autoridade de Saúde e evitem aglomerações de qualquer género. Mais uma vez, a autarquia apela ao respeito de todos pela privacidade da família neste momento de enorme sofrimento.

Por último, o Município de Viseu deixa um agradecimento sentido à onda de solidariedade que se verificou nas últimas horas, bem visível nas milhares de mensagens que têm chegado pelos diferentes canais e dos mais variados quadrantes da sociedade portuguesa.

Percurso do cortejo fúnebre: