Saltar para o conteúdo principal

Comunicado à população | Situação de Seca - Medidas excecionais tomadas pelos SMAS/Águas de Viseu

14-07-2022Águas de Viseu
Comunicado à população | Situação de Seca - Medidas excecionais tomadas pelos SMAS/Águas de Viseu

Estamos a atravessar por um período de seca severa nesta época de Verão que, infelizmente, está a ter impactos negativos no nosso Concelho.

Face a esta situação, os SMAS/Águas de Viseu tomaram as seguintes medidas excecionais:
- Colocação das ensecadeiras nos descarregadores de superfície da Barragem de Fagilde para aumento da capacidade de armazenamento de água;
- Redução das pressões e caudais instantâneos nas redes de distribuição de água;
- Diminuição dos períodos de rega de espaços verdes públicos (nos casos de a proveniência ser a rede de abastecimento água potável);
- Sensibilização da população do Município de Viseu para a situação de seca, apelando à implementação de hábitos que reduzem o consumo de água e informação sobre os diversos pontos de situação atual, enquanto se mantiver o atual nível de contingência ou superior.

Assim, como forma de mitigar os efeitos da seca, o Município de Viseu apela a que todos os munícipes tenham o dever cívico e ambiental de poupar água, eliminando, diariamente, todos os gastos supérfluos. Neste contexto exigente para a nossa região, é importante que toda a comunidade possa, junta, reduzir os consumos de água, evitando todo o tipo de desperdícios possíveis.

O Município de Viseu apela, ainda, para que não se utilize água da rede pública para regas, lavagens de carros, varandas ou terraços, para que se reduzam os tempos de banhos, as capacidades dos autoclismos domésticos e todos os desperdícios em geral.

Além disso, o Município solicita aos cidadãos a redução do caudal e a pressão de água nas suas casas, regulando a torneira (válvula), a seguir ao contador.

O Município e a Águas de Viseu agradecem a colaboração de todos os munícipes na salvaguarda deste bem tão precioso e escasso que é de todos nós. A sustentabilidade ambiental é uma prioridade do nosso Concelho.

Caso tenha conhecimento de alguma situação irregular a reportar como, por exemplo, uma rutura/fuga na via pública ou um aspersor de jardim mal orientado, por favor contacte os SMAS/Águas de Viseu através dos números 232 431 914 ou 963 391 298.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi