Saltar para o conteúdo principal

Comunicado à População | Situação de seca em Viseu

04-02-2022Ambiente
Comunicado à População | Situação de seca em Viseu
Estamos a atravessar por um período de seca nesta época de Inverno que, infelizmente, está a ter impactos negativos no nosso Concelho. 

Embora a albufeira de Fagilde, que abastece cerca de 80% da população de Viseu, se encontre com a capacidade máxima de armazenamento de água, o Município de Viseu informa que irá subir as ensecadeiras (estruturas de contenção) para aumentar o armazenamento de água em mais 35%. Isto significa que, nas próximas semanas, a albufeira terá mais água reservada.

Assim, como forma de mitigar os efeitos da seca, o Município apela ao dever cívico e ambiental de todos; apela à poupança no consumo de água e à eliminação de todos os gastos que não sejam essenciais, evitando todo o tipo de desperdícios.

O Município de Viseu apela, ainda, que não se utilize água da rede pública para efeitos de lavagem de carros, varandas/terraços e para que se reduzam os tempos dos banhos, as capacidades dos autoclismos e todas as utilizações de água em geral; solicita, também, a redução do caudal e da pressão de água, regulando a torneira (válvula), a seguir ao contador.

O Município e a Águas de Viseu agradecem a colaboração de todos os munícipes na salvaguarda deste bem tão precioso e escasso que é de todos nós. A sustentabilidade ambiental é uma prioridade do nosso Concelho.

Caso tenha conhecimento de alguma situação irregular a reportar como, por exemplo, uma rutura/fuga na via pública ou um aspersor de jardim mal orientado, por favor contacte a Águas de Viseu através dos números 232 431 914 ou 963 391 298.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi