Comunicado à População | Comissão Municipal de Proteção Civil - Desativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Viseu

28-02-2022Município

Na sequência de desenvolvimentos no âmbito da pandemia COVID-19, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) torna público o seguinte:

A COVID-19 é uma pandemia e um problema de Saúde Pública, cuja nossa resposta deve continuar a obedecer a uma estratégia nacional, coordenada pelo Governo, através da Direção-Geral de Saúde (DGS), contando nesse esforço com a participação de todos.

A atual situação da pandemia COVID-19 permite o desagravamento de medidas, como consta da Resolução do Conselho de Ministros n.º 25-A/2022, de 18 de fevereiro. Assim, também ao nível Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, com o apoio unânime da CMPC, determinou, dada a existência de condições favoráveis, a desativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Viseu, mantendo a Declaração de Situação de Alerta na totalidade do território municipal.

Consequentemente, foi também decidida a desativação dos Centros de Testagem COVID-19 que foram instalados na cidade de Viseu quando a pandemia assim o justificava. E, em articulação com o ACES Dão Lafões, será promovida a desgraduação do Centro de Vacinação Comunitária, instalado atualmente no Pavilhão Multiusos de Viseu, para uma infraestrutura mais pequena e ajustada às necessidades da fase do plano de vacinação que decorre, iniciando a atividade nas instalações da ACES Dão Lafões, a partir do próximo dia 7 de março.

Porém, o Município de Viseu informa e destaca que Viseu se mantém em Situação de Alerta, no âmbito da Lei de Bases da Proteção Civil, e como tal recomenda-se à população o cumprimento das medidas e orientações da DGS em vigor, com especial atenção para a necessária etiqueta respiratória e restantes medidas de segurança sanitária indispensáveis à manutenção desta tendência favorável ao controlo da pandemia.