Câmara de Viseu apoia visitas de estudo

04-10-2018Educação
O Executivo Municipal de Viseu aprovou hoje, em reunião, a celebração de acordos de colaboração com os cinco agrupamentos escolares do Município, com vista à realização de visitas de estudo no ensino pré-escolar e 1.º ciclo.

O apoio do Município traduz-se num valor global de 69.885 euros, valor esse que é calculado tendo por base o apoio de 15 euros por criança.

Com esta nova metodologia de apoio, cada agrupamento tem a liberdade para, de acordo com o seu projeto educativo e plano de atividades, escolher as visitas que entendam mais adequadas. Facilita, por outro lado, a gestão orçamental de cada escola, uma vez que os seus dirigentes sabem qual o montante que lhes cabe logo no início do ano escolar.

"É mais justo a atribuição de um valor fixo por aluno. Assim, as escolas sabem com o que podem contar e, por elas próprias, decidirem os locais e número de visitas e efetuar durante o ano letivo”, refere a Vereadora com pelouro da Educação, Cristina Brasete.

Ainda de acordo com a Vereadora da Educação, "esta é também uma forma aprofundar a articulação e relação de proximidade com os agrupamentos de escolas”.

Os valores a atribuir com estes acordos de colaboração são semelhantes aos gastos no ano letivo anterior por agrupamento de escolas.