Biblioteca Municipal de Viseu assinala 20º aniversário esta terça-feira

30-05-2022Cultura
Biblioteca Municipal de Viseu assinala 20º aniversário esta terça-feira

Espetáculos, visitas guiadas, apresentações e 'viagem' virtual compõem a programação de 31 de maio

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, celebra amanhã 20 anos desde a sua inauguração, em 2002. A data é assinalada anualmente e o Município de Viseu promove, mais uma vez, um conjunto de atividades e iniciativas gratuitas para todos os públicos. Durante o dia, espetáculos infantis, apresentações e visitas guiadas integram a programação que celebra este aniversário.

A partir das 10 horas, e ao longo de todo o dia, haverá lugar para ‘viagens’ guiadas ao Fundo Antigo da Biblioteca. Um momento que dá oportunidade a todos os visitantes de conhecerem mais sobre os 8000 documentos que compõem este espólio reservado. Pelas 14H30, a Biblioteca Municipal promove o espetáculo "O rei que comia histórias”, da Pandora Teatro.

Às 21H30, os visitantes poderão ainda participar no espetáculo "O Lugar de todas as histórias, com interpretação de Fernando Leiras e sonoplastia de Marco Santos. O espetáculo do Teatro Quadrilha aborda as aventuras e desventuras de um viajante que oscila o seu discurso entre o presente, o passado e o futuro, o que conheceu e o que sonha conhecer. Neste espetáculo considerado um exercício de criatividade, os espectadores são chamados a descodificar sensações, muitas vezes antagónicas, de serenidade ou sobressalto, de medo ou de vitória.

A compor também a programação, os visitantes vão ter a oportunidade de visitar o espólio municipal através de um ecrã touch e de se divertirem em insufláveis instalados no jardim da Biblioteca Municipal. Além disso, os "Melhores Leitores" da Biblioteca vão ser reconhecidos e receber uma oferta.