Biblioteca Municipal de Viseu acolhe mostra de ilustração de Mário Gandra

06-05-2022Cultura
Biblioteca Municipal de Viseu acolhe mostra de ilustração de Mário Gandra
Exposição complementa a apresentação do livro do autor, "As aventuras de Rapinggel”, que terá lugar no dia 14 de maio, pelas 17 horas

A partir da próxima segunda-feira, dia 9 de maio, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, abre portas a uma exibição de ilustração intitulada "As aventuras de Rapinggel”, da autoria de Mário Gandra. A mesma estará patente no espaço municipal até 14 de maio, dia em que, pelas 17 horas, decorre a apresentação do livro com o mesmo nome.

As 21 pranchas expostas são retiradas da obra que o autor considera ser um livro de "(anti)-banda desenhada” já que, apesar de aparentar pertencer a este género literário, não possui alguns dos seus elementos característicos, tais como a existência de um herói.

Esta criação é o resultado de uma experiência realizada pelo artista, durante o confinamento. Tendo como objetivo relacionar a linguagem da BD com diversos modos de produção de imagem, utilizou apenas materiais presentes no seu apartamento, e recorreu a automatismos gráficos geralmente usados pelos artistas surrealistas.

Este trabalho prolongou-se, ainda, com o registo fotográfico de algumas peças em cerâmica -  elaboradas em conjunto com Prazeres Rovisco - que materializam algumas das personagens desenhadas.

O momento de apresentação do livro contará, também, com uma visita orientada pelo autor. Para assistir, não é necessária inscrição prévia, no entanto, a entrada é limitada à lotação do espaço.