Biblioteca de Viseu recebe "Quadras de São Martinho" de 375 participantes, em 2020

17-11-2020Cultura
Concurso organizado pela Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva avaliou 108 trabalhos

Durante o mês de outubro, a Biblioteca Municipal de Viseu recebeu diversas obras concorrentes à 6ª edição das "Quadras de São Martinho”, o concurso municipal que premeia obras de poesia escritas pelos viseenses.

Na passada sexta-feira, 13 de novembro, foram revelados os vencedores, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca. Ao todo, foram apresentados 108 trabalhos individuais e coletivos, num total de 365 participantes. Desses houve lugar à atribuição de 16 primeiros lugares, premiados nas categorias de 1º, 2º e 3º Ciclo, Adultos e Comunidade Sénior – Individual e em Grupo. Houve ainda lugar para a atribuição de 16 menções honrosas, pela qualidade dos trabalhos apresentados.

As obras foram apresentadas por escolas de todos os ciclos de ensino – do Básico ao Secundário –, por munícipes a título individual e por seniores. Na sessão de entrega de prémios, o Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado, sublinhou "a importância do exercício da criatividade, da leitura e da escrita no atual contexto que vivemos. Estão bem vivos em Viseu e são uma janela de renovação interior e de esperança coletiva no cerco social que enfrentamos”.

O concurso municipal apela à leitura e criatividade, estimulando o gosto pela escrita e a promoção das tradições populares. A coerência da temática do concurso, a criatividade e originalidade, a correção gramatical e a utilização de recursos inerentes à poesia foram os critérios de avaliação tidos em conta pelo júri, na eleição dos vencedores. O júri do concurso foi constituído por Teresa Fonseca, Isabel Oliveira e Amélia Souto.

Conheça os vencedores da edição de 2020 e leia as suas quadras aqui.