Atividade Sénior estima uma poupança de 750 mil euros ao Sistema Nacional de Saúde

29-01-2019Saúde
Programa municipal entra na 13.ª edição e preconiza a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Mega-aula inaugural juntou 1.200 participantes

O Município de Viseu estima poupar 750 mil euros ao Sistema Nacional de Saúde (SNS) com o programa municipal Atividade Sénior. Esta estimativa assenta no Relatório Anual do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física, da Direção Geral de Saúde (DGS), que coloca Portugal como o 11º país mais sedentário do mundo, estimando-se um custo anual para o Sistema Nacional de Saúde entre 150 a 300 euros por cada cidadão com comportamentos sedentários.

Em 2019, o programa municipal Atividade Sénior, que representa um investimento na ordem dos 200 mil euros, espera alcançar a barreira dos 2.500 participantes, que se traduzirá, segundo os dados da DGS, numa poupança de cerca de 750 mil euros para o SNS.

Para esta nova edição, apresentada ontem, dia 28 de janeiro, no Pavilhão Cidade de Viseu, com uma mega-aula que contou com 1.200 participantes, o programa continuará a dar especial ênfase à promoção da atividade física diária, na perspetiva da adoção de estilos de vida mais saudáveis.

"A Atividade Sénior é um emblema da qualidade de vida para todos em Viseu. É uma marca de solidariedade e um reflexo de uma comunidade feliz. Temos um grande orgulho neste trabalho”, congratulou-se o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Na ocasião, o autarca deixou ainda um incentivo suplementar aos participantes: quem frequentar um mínimo de 80% das aulas da Atividade Sénior terá direito a um passe grátis até final do ano para as futuras linhas urbanas do MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, que entram em circulação a 2 de abril próximo.

"Queremos que sirvam de exemplo para os cidadãos viseenses. Sejam embaixadores do nosso novo sistema de mobilidade, pois se usarmos o transporte público estamos a tornar a nossa cidade ainda mais saudável”, apelou.

Com o intuito de ter uma população sénior fisicamente ativa, saudável, integrada e socialmente participativa, que possa usufruir de elevados níveis de autonomia e independência durante o maior número de anos possível, a Atividade Sénior centra-se nas pessoas e na construção de uma comunidade mais ativa, mais saudável e mais feliz.

É também objetivo o aumento do número de participantes -  2.421 em 2018 -, com uma frequência mínima de três aulas semanais, indo desta forma ao encontro das recomendações da Organização de Mundial de Saúde, que apontam para a realização de 150 minutos por semana de prática de atividade física, de intensidade moderada a vigorosa, para este grupo etário.

Outro propósito continua a ser o da melhoria da organização dos grupos de atividade em função dos níveis de aptidão física-funcional dos participantes, assim como o aumento da oferta direcionada para algumas patologias, como é o caso dos grupos específicos para pessoas com Diabetes Tipo 2, já em funcionamento.

Está calendarizada a organização de um vasto número de atividades, tais como as aulas regulares, hidroginástica, yoga, dança, pilates, boccia, atletismo, xadrez, walking football/futebol a caminhar, entre outras, com vista à diversificação da oferta do programa. Estão previstas, igualmente, ações de sensibilização descentralizadas para a promoção de um envelhecimento informado, através de uma intervenção multidimensional, na área da literacia para a saúde, alimentação saudável, demência, saúde oral, defesa do consumidor, polimedicação, entre outras.

As inscrições decorrem ao longo de todo o ano e, nesse sentido, devem os interessados, para qualquer esclarecimento ou mais informações, dirigir-se aos promotores locais inscritos nesta 13ª edição, à Junta de Freguesia da sua área de residência ou contactar a Divisão de Desporto do Município de Viseu, situada no Pavilhão Cidade de Viseu, através dos contactos atividadesenior@cmviseu.pt; ou 232411359 / 964 334 114.