Atividade Sénior celebra fecho de edição com mais de 1700 pessoas, este sábado

14-12-2017Saúde
Atividade Sénior celebra fecho de edição com mais de 1700 pessoas, este sábado
Mais de 2300 seniores fizeram parte do programa que promove a qualidade de vida na comunidade senior de todo o concelho.

O programa Atividade Sénior 2017 encerra este sábado, pelas 15 horas, no Pavilhão Cidade de Viseu. São esperadas mais de 1700 pessoas nesta cerimónia que marca o final da 11ª edição do programa municipal dedicado à promoção de qualidade de vida da comunidade senior de Viseu, através da promoção da atividade física.

Ao longo do ano, a Atividade Senior reforçou o número de participantes. Em 2017, foram mais de 2300 os inscritos. As atividades realizaram-se de forma descentralizada, em todas as 25 freguesias do concelho.

A cerimónia de encerramento contará com demonstrações das atividades desenvolvidas ao longo do ano, como Yoga, Dança, Xadrez, Boccia e Atletismo, mas também com a atuação do grupo de folclore "Gerações Ativas – Seniores de Côta”, constituído exclusivamente por participantes do programa.

Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, "a nossa comunidade senior tem na Atividade Senior uma porta para potenciar a sua autonomia e independência e, assim, ter uma melhor qualidade de vida. A adesão crescente valida a aposta em manter a população sénior fisicamente ativa, saudável, integrada e participativa.”

O sucesso do programa é visível desde logo no crescimento constante do número de participantes. Desde 2013, há mais 870 pessoas inscritas na "Atividade Sénior”, o que se reflete no aumento significativo do número de horas de aulas lecionadas, que quase triplicou, em 2013 foram lecionadas 4680 horas de aulas, no total, valor que cresceu para e 11902 horas em 2017.

O Município conta com uma vasta rede de parceiros neste projeto, abrangendo 109 grupos e 63 promotores locais. O projeto conta também com parceiros estratégicos como a ACeS Dão Lafões, a Escola Superior de Educação de Viseu, a Beira Amiga, a Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Viseu, a Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, a Escola Superior Agrária de Viseu e a Escola Superior de Saúde de Viseu.

Em 2018 o Município assegura uma nova edição da "Atividade Sénior” e o principal desafio será promover a adoção de hábitos de vida saudável fora das horas de aula, orientando os participantes inscritos para escolhas mais saudáveis no seu quotidiano.