Aprovados apoios financeiros para mais de uma dezena de projetos do VISEU CULTURA

21-01-2021Cultura
O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, em reunião de Câmara, a decisão final da linha "Animar”, no âmbito do VISEU CULTURA 2021. O júri considerou elegíveis três projetos para efeitos de financiamento municipal - bem como os montantes a transferir para as entidades vencedoras. São eles "Poldra – Public Sculpture Project Viseu”, "Karma is a Fest” e "Creta – Laboratório de Criação Teatral”. Os dois primeiros projetos mantêm as condições do ano anterior, pelo que o júri determinou que manteriam o apoio previsto no projeto de decisão de 2020. No total, o Município viabiliza um financiamento de 150 mil euros para estes projetos, que apontam para um investimento cultural superior a 189 mil euros.

Ainda no domínio da Cultura, e deste programa, têm também luz verde e financiamento para avançar 10 projetos candidatos à linha "Revitalizar", num montante de apoio municipal de 100 mil euros. Entre estes, encontram-se a recuperação de espigueiro em Calde, o Revitalizar do Lagar de Azeite da Cepeda em Torredeita, "O Pão e o Vinho” da Nicho Associação Cultural, a requalificação de um edifício com alto valor patrimonial da Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Paraduça, ou as "Histórias Incríveis que ainda não foram escritas”, de Bruno Mota Pinto, e TRAMA 2021.

A inventariação, a organização e divulgação do espólio Museológico do Rancho Folclórico Caçador e dinamização do "Folclore na Escola… Escola no Folclore – o Antigo na Modernidade ", são outros dos projetos contemplados, para além dos cortejos das Cavalhadas de Vildemoinhos e das Cavalhadas de Teivas.