Aprovados acordos de gestão e de mutação dominial da EN229

15-04-2021Investimento
Aprovados acordos de gestão e de mutação dominial da EN229
Na sequência da requalificação da Estrada Nacional 229, já decidida entre os Municípios de Viseu e Sátão, e a Infraestruturas de Portugal, o Executivo aprovou hoje, em reunião de Câmara, o acordo de mutação dominial da EN229 entre os quilómetros 69, 479 e 74,017. A decisão prevê a transferência de mais de 350 mil euros para intervenção naquele troço da estrada.

Recorde-se que, recentemente, a Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou o acordo para execução das obras para a melhoria das "Acessibilidades ao Parque Empresarial de Mundão”, que prevê a construção da EN229, entre o IP5 e o Parque Industrial do Mundão, e a requalificação da EN229 entre Viseu e Sátão. A decisão chega depois de, em agosto de 2020, os Municípios de Viseu e Sátão terem anunciado a comparticipação de 1,4 milhões de euros.

"A requalificação da EN229 é um desejo antigo de ambos os Municípios, que beneficiará o dia-a-dia de quem se desloca entre Viseu e Sátão, e também todo o trânsito pesado que se efetua nesta área. É um trabalho de anos de concertação e cooperação com as Infraestruturas de Portugal”, salienta o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia, que liderou o processo desde o início.

O Executivo deliberou ainda sobre outras intervenções relevantes no que respeita à coesão territorial, nomeadamente a abertura de procedimentos para a Estação Elevatória de Bigas e para o saneamento básico no Bairro do Paúl, no Caçador (1.ª fase), que totalizam mais de 560 mil euros de investimento, reforçando a aposta nas redes de infraestruturas básicas.