Antiga Estação de Torredeita transforma-se em museu e vai recriar interior do apeadeiro original

01-04-2021Freguesias
Município de Viseu lançou ontem a obra de requalificação, um investimento superior a 170 mil euros na freguesia de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita

Realizou-se, ontem, o ato de consignação da obra de requalificação do edifício da antiga Estação de Comboios de Torredeita. A intervenção tem como objetivo a adaptação da estrutura para espaço museológico e infraestruturas de apoio, promovendo a valorização daquele elemento patrimonial local. O investimento de 170 mil euros vem reforçar a aposta da autarquia viseense na coesão territorial.

"Saliento que esta intervenção visa preservar aquilo que temos de mais caro e que torna Viseu único: o nosso património histórico e arquitetónico, as nossas tradições. Enfim, a nossa identidade. Não vamos apenas recuperar um edifício, vamos também recuperar uma época e preservar uma forma de viver”, afirma Conceição Azevedo, Vice-Presidente da Câmara Municipal.

A empreitada prevê a requalificação integral dos dois pisos do edifício principal, bem como o anexo destinado a instalações sanitárias. Todo o equipamento será dotado de infraestruturas de eficiência energética. O projeto, com um prazo de execução estimado de 120 dias, permitirá promover a capitalização do valor histórico, económico e social, através de várias atividades a serem desenvolvidas no espaço, como por exemplo visitas ao espaço museológico – que será uma reprodução original do interior do apeadeiro – exposição de trajes regionais e animação turística.

O investimento global ronda os 170 mil euros, mas a obra conta com o apoio financeiro da ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva. "Será um espaço relevante, aberto aos viseenses e a todos aqueles que nos visitam, pelo que a ADDLAP vai comparticipar esta obra em quase 50%”, explica João Paulo Gouveia, na qualidade de Presidente da associação. "No futuro, numa próxima fase, pretendemos também recuperar a locomotiva e carruagens que, lamentavelmente, nos últimos dois anos foram vandalizadas”, acrescenta ainda o também Vereador das Freguesias e Desenvolvimento Rural, Equipamento Rural e Urbano.

Por fim, Conceição Azevedo salienta que "a aposta na coesão do nosso território é, como bem sabem, uma prioridade deste Executivo. Lembro que, entre 2013 e 2021, o Município de Viseu investiu cerca de 3 milhões de euros na freguesia de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita. Julgo que estes números falam por si e não deixam margem para dúvidas”.