Águas de Viseu avança com a execução das redes de água e saneamento básico em Casaldeiro

07-12-2021Investimento
Investimento é de cerca de 180 mil euros e irá abranger 41 habitantes desta localidade da Freguesia de São Pedro de France

Na Junta de Freguesia de São Pedro de France foi hoje, dia 7 de dezembro, consignada a empreitada que irá permitir executar a rede pública de abastecimento de água e saneamento básico na localidade de Casaldeiro.

O ato simbólico contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, do Vice-Presidente, Eng.º João Paulo Gouveia, e da Vereadora do Município, Dr.ª Mara Almeida, enquanto membros do Conselho de Administração dos SMAS Viseu, mas também do Presidente da Junta, Dr. José Ernesto Coelho.

"A aposta na expansão das redes de água e saneamento básico no concelho é uma prioridade deste Executivo”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu. "Proporcionar aos nossos munícipes mais e melhores condições para uma habitação digna, com acesso a água pública de qualidade e a infraestruturas de saneamento básico, é um objetivo que procuramos concretizar no terreno e este é um exemplo muito claro disso mesmo”, continuou o Presidente.

Esta é uma intervenção com um investimento de cerca de 180 mil euros e um prazo de execução de 150 dias, que permitirá melhorar as condições de habitabilidade e qualidade de vida de 41 munícipes. Para além da execução da rede de abastecimento de água, a obra contempla ainda a rede de saneamento. Neste caso, as águas residuais domésticas passarão a ser encaminhadas para a Estação Elevatória de Águas Residuais de Povidal, já em funcionamento, e, a partir desta, serão elevadas para a ETAR de Balisque. No final, prevê-se ainda a repavimentação em betuminoso da área abrangida.

"A consignação que hoje aqui realizamos, na Freguesia de São Pedro de France, uma daquelas com maior área geográfica e de baixa densidade do nosso concelho, é o reflexo desta vontade: de concretizar projetos e obras que elevam a qualidade de vida dos viseenses, em todas as aldeias das nossas Freguesias, sem exceção”, sublinhou o Dr. Fernando de Carvalho Ruas.

"41 habitantes pode até parecer um número pequeno. Aliás, analisando em detalhe, esta obra representa um investimento de cerca de 4 mil euros por cidadão. Contudo, apesar dos custos serem elevados e beneficiarem um número reduzido de habitantes, estamos certos de que este é o melhor caminho a seguir e um investimento indispensável. Cada vez mais temos de criar dinâmicas e concretizar projetos que garantam que os munícipes, em qualquer aldeia do concelho, independentemente da sua dimensão geográfica ou populacional, possam ter acesso a melhores condições, nomeadamente de habitação”, destacou. "Esta obra é o exemplo da solidariedade do concelho relativamente a investimentos em freguesias de baixíssima densidade”, concluiu o Presidente da Câmara.