Saltar para o conteúdo principal

A partir de amanhã, Viseu recebe a iniciativa “Parlamento Europeu à sua porta”

29-04-2022Cidadania
A partir de amanhã, Viseu recebe a iniciativa “Parlamento Europeu à sua porta”
Projeto-piloto interativo que dá a conhecer o dia a dia da democracia europeia vai estar em digressão por sete cidades portuguesas. Chega a Viseu amanhã, dia 30 de abril

Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, a iniciativa "Parlamento Europeu à sua porta” vai estar no Rossio, em Viseu, num projeto-piloto na Europa, que tem como objetivo aproximar os portugueses do trabalho do Parlamento Europeu.

Através de um stand móvel com uma experiência de realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e atividades ao vivo, esta ação é uma oportunidade para os viseenses e visitantes descobrirem projetos apoiados pela União Europeia na região.

A estrutura itinerante vai estar instalada na Praça da República (Rossio) e permitirá assistir a conversas entre eurodeputados, autarcas, jornalistas e representantes de associações e instituições locais, que vão partilhar testemunhos sobre o impacto da União Europeia nas suas vidas e as suas perspetivas acerca do futuro da Europa. 

No dia de estreia, amanhã, 30 de abril, pelas 11 horas, participará da cerimónia de abertura o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Eng.º João Paulo Gouveia, e o Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Dr. Pedro Valente da Silva.

Pelas 15 horas, terá lugar uma conversa aberta sobre os projetos apoiados pela União Europeia, com João Cotta, Presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, e Gualter Mirandez, Presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, numa moderação pelo jornalista do Porto Canal, João Pereira. De seguida, pelas 17 horas, será Catarina Raminhos a proporcionar aos interessados um workshop de escrita criativa, intitulado "Comunicar a Europa”. Ao final da tarde, os Cinemas NOS do Forum Viseu exibem o filme "Flee – A Fuga” (candidato ao LUX Prémio do Público 2022), pelas 19 horas. 

No domingo, dia 1 de maio, o Eng.º João Paulo Gouveia, em representação do Município de Viseu, participará de outra conversa aberta, alusiva ao "Espírito Europeu”, com moderação pela jornalista do Jornal da Beira, Emília Amaral. Será pelas 11H30. Antes de almoço, pelas 12 horas, José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD-PPE, e outros eurodeputados participarão de uma sessão pública de debate com o diretor-adjunto de Informação da SIC, Bernardo Ferrão. 

Ainda neste dia, pelas 17H30, e numa vertente mais direcionada para as artes, os visitantes são convidados a participar da inauguração da exposição de fotografia "Em cada rosto igualdade”, constituída por imagens premiadas no concurso internacional "A inclusão na diversidade”. Haverá também lugar à performance teatral "Foguete de Emergência”, no Auditório do IPDJ, na qual seis migrantes de diferentes países partilham histórias de vida e desafios enfrentados. 

O último dia, 2 de maio, reserva igualmente um conjunto de propostas a não perder. Terão lugar três novas conversas abertas a todos: uma alusiva ao tema "Jovens e o Futuro da Europa”, com Bruno Faria, Presidente da Federação Académica de Viseu, moderada pela Diretora de Informação do Jornal do Centro, pelas 11H30; outra sobre os Fundos Europeus, com Isabel Damasceno, Presidente da CCDR-Centro, moderada pela jornalista do Diário de Viseu, Eduarda Macário, pelas 15 horas; e a última dedicada ao programa ERASMUS, com um representante da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Tiago Diniz, Assessor da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e Luís Domingues, Professor da Escola Secundária Alves Martins, com moderação do correspondente da SIC em Viseu, Frederico Correia, pelas 16 horas. 

Para esta segunda-feira, há ainda um workshop de fotografia e vídeo com José Farinha, sobre "Comunicar a Europa”, pelas 15H30, bem como uma apresentação da unidade móvel de saúde juvenil "Cuida-te+”, pelas 16H30. 

Esta iniciativa, desenvolvida pelo Parlamento Europeu, visa aproximar os portugueses do processo de construção europeu, fomentando o contacto e debate, e reforçando os laços entre cidadãos e eurodeputados.

Para além do vasto programa de atividades e iniciativas, a estrutura modelar instalada no Rossio permitirá conhecer, através de vários recursos multimédia e interatividade, o Parlamento. Os visitantes podem colocar-se no papel de Eurodeputados; conhecer os principais assuntos da atualidade e os desafios a serem enfrentados, através de uma mesa interativa em tempo real; obter informação sobre os 21 deputados portugueses no Parlamento, as suas prioridades e a forma como estes representam os interesses da população; conhecer a seção sobre a "Conferência sobre o Futuro da Europa”; informar-se sobre os projetos europeus na sua região; e participar na definição do futuro da Europa. 

O projeto ‘Parlamento Europeu à sua porta’ arrancou a 23 de abril em Vila Real e vai percorrer sete cidades portuguesas até junho de 2022 - Vila Real, Viseu, Coimbra, Évora, Braga, Porto e Portimão -, ficando três dias em cada localidade e oferecendo uma combinação de atividades online e presenciais. 

Mais informação sobre a iniciativa pode ser encontrada no site do Parlamento Europeu.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi