Polícia Municipal

Criação da Polícia Municipal de Viseu

Sob proposta do Executivo Municipal, é levada à Assembleia Municipal de Viseu, em 2003, a aprovação da criação da Policia Municipal.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2002, ratifica a deliberação da Assembleia Municipal de Viseu de 30 de junho de 2000, que aprovou o Regulamento de Organização e de Funcionamento da Polícia Municipal e o respetivo quadro de pessoal, e aprova o contrato-programa a celebrar entre o Governo e o Município.

A Policia Municipal de Viseu dá o seu arranque pleno a 27 de janeiro de 2003, quando os 20 candidatos iniciam a formação no Centro de Estudos de Formação Autárquica e Escola Prática de Polícia.

Decorrido tempo de formação nas suas componentes, teórica e prática, os Agentes são apresentados à comunidade viseense, numa cerimónia dinamizada nos Paços do Concelho a 22 de novembro de 2003, data a partir da qual iniciam funções no terreno.