Projeto “Viseu Cidade e Comunidade Sustentável”

Eficiência energética: o papel e caminho das Freguesias do concelho

No âmbito do projeto "Viseu Cidade e Comunidade Sustentável", mais especificamente da ação nº 5 - "Freguesias Educam no Caminho para Viseu Cidade e Comunidade Sustentável", foram elaborados 25 estudos energéticos aos edifícios-sede de cada Junta de Freguesia ou, nos casos em que tal não foi possível, foram analisadas outras instalações públicas e de relevância da respetiva Freguesia (como, por exemplo, edifícios escolares).

Com os estudos e relatórios produzidos, foi possível identificar as possíveis medidas de melhoria de eficiência energética a aplicar e os inerentes benefícios económicos e ambientais. Estes documentos são, pois, um contributo à potenciação da melhoria das condições de conforto térmico, promovendo o combate à pobreza energética e a promoção da otimização e eficiência energética.

O programa, destinado ativamente às Juntas de Freguesia, e passivamente a toda a população, visa o objetivo primordial do projeto: contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável.

Consulte abaixo os relatórios: