Saltar para o conteúdo principal

Programas & Projetos Desportivos

Atividade Sénior

INSCRIÇÕES PARA A 15ª EDIÇÃO

Se pretende fazer a sua inscrição como participante no programa Atividade Sénior, fique a conhecer melhor as datas das diferentes fases: 
  • 10 a 28 de janeiro 2022: 1º período de inscrições (para os inscritos na edição de 2020/2021 e que pretendam manter a sua inscrição no mesmo grupo);
  • 31 janeiro a 4 fevereiro 2022: 2º período de inscrições (para os inscritos na edição de 2020/2021 e que pretendam mudar de grupo);
  • A partir de 7 de fevereiro 2022 (com limite até 31 de outubro 2022): 3º período de inscrições (para novos inscritos ou antigos participantes que não estiveram na edição de 2020/2021).

Consulte aqui a lista de Promotores Locais até à data (em atualização).  


Documentos importantes que deverá levar consigo no ato de inscrição

  • Ficha de inscrição (disponível AQUI), devidamente preenchida e assinada;
  • Apresentar o seu Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, para validação dos dados pelo Promotor Local;
  • Efetuar o pagamento da Taxa Única de Inscrição (TUI), no valor de 15 euros ou, se solicitada a isenção da Taxa Única de Inscrição (TUI), apresentar a declaração da Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social da Câmara Municipal de Viseu a comprovar a validação desse pedido.

TEM DÚVIDAS? Consulte aqui uma lista com algumas das perguntas frequentes que a/o podem esclarecer. 

Pretende ser Promotor Local do Programa Atividade Sénior?

Consulte aqui o formulário de inscrição e o Manual do Parceiro e Promotor Local do Programa Atividade Sénior.

Se pretender obter mais informações de como poderá ser promotor deste programa, contacte a Divisão de Desporto, Saúde e Juventude, através do e-mail atividadesenior@cmviseu.pt ou através dos telefones 232 411 359 e 964 334 114.



O Município de Viseu, através do seu Pelouro do Desporto, elegeu como principal prioridade o combate à inatividade física da população, implementando, em parceria com todos os setores da sociedade, uma estratégia municipal de promoção da atividade física no concelho de Viseu, denominado Viseu Ativo, partilhando a visão de tornar cada Viseense um cidadão "+ativo, +saudável e +feliz”. 

O envelhecimento saudável é o reflexo dos hábitos de vida, do suporte e das oportunidades garantidas pela sociedade para a manutenção da funcionalidade das pessoas idosas e para permitir que vivenciem aquilo que valorizam. (Organização Mundial da Saúde, 2015)

 Por esse motivo, no melhor concelho para viver, o Programa Atividade Sénior assume-se como fundamental na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos, traduzida na sua perceção de bem-estar, na sua aptidão física, no potencial de sociabilização e combate à exclusão, na manutenção dos níveis de independência ao longo dos anos e, como resultado, na elevação dos níveis de felicidade de cada um.
 
Tem sido, ao longo dos anos, adaptado, melhorado e diversificado na sua área de ação, adequando-o às necessidades da população, em função da avaliação e contributos dos vários parceiros que integram esta rede do Atividade Sénior. Atualmente, assume-se como um programa comunitário de intervenção multissectorial e interdisciplinar, construído sob uma intervenção biopsicossocial, com uma acrescida responsabilidade social e de promoção do envelhecimento saudável.
 
Ao longo da edição de 2022, reforçando a mensagem de que "todos os minutos contam” e em linha com o desafio "Every Move Counts – Todos os Movimentos Contam” recentemente assumido pela Organização Mundial da Saúde, continuaremos a promover e articular, com todos os Parceiros do Programa, estratégias de promoção para o aumento da atividade física diária, em contexto informal, de todos os participantes.

A edição de 2020/2021 encerrou com 101 instituições envolvidas e 2.496 participantes inscritos, números que refletem o impacto social que o programa assume na comunidade viseense.

Fique a conhecer melhor o enquadramento da 15ª edição do Programa

O Programa Atividade Sénior tem como destinatários os residentes no concelho de Viseu, com idade igual ou superior a 55 anos. 

Objetivos Gerais

· Proporcionar à população sénior do concelho de Viseu uma atividade física regular e devidamente orientada tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida e elevação da sua autoestima, sensibilizando-os para a adoção de estilos de vida diários mais saudáveis;

· Diminuir os fatores de risco relacionados com o processo de envelhecimento, combatendo a inatividade e o comportamento sedentário;

· Aumentar a literacia para a saúde, promovendo a sua capacidade de decisão mais informada e consciente, potenciando também os objetivos comunitários de promoção da saúde e prevenção da doença; 

· Aumentar os níveis de independência e autonomia através de melhores índices de aptidão cardiovascular e aptidão física, nomeadamente ao nível da força e resistência muscular e atenuando a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio;

· Diminuir o isolamento através da organização de atividades de ocupação de tempos livres, aumentando a interação social.


Atividades e Objetivos

O programa organiza-se através de 6 Eixos Estratégicos:

EIXO 1 | ATIVIDADES REGULARES
São o centro do programa e visam a participação em aulas orientadas por Técnicos de Exercício Físico. Caracterizam-se por ter a duração de 10 meses e uma frequência semanal de:

- 2 a 3 vezes, em aulas de 50 minutos, nos grupos independentes, permitindo que uma dessas aulas semanais possa ser de hidroginástica;

- 3 a 4 vezes, em aulas de 30 minutos, nos grupos dependentes.

Os grupos em atividade encontram-se organizados em função dos níveis de aptidão física dos participantes, sendo que, no ato de inscrição, podem optar por se inserir num grupo de "muito ativos”, "ativos”, "menos funcionais” ou "frágeis/muito frágeis”; este último, corresponde a grupos de Lares Residenciais/Centros de Dia ou com grandes dificuldades de mobilidade. Esta organização dos grupos existe no sentido de promover uma maior homogeneização dos participantes, potenciando os efeitos da aula e permitindo uma maior adequação no ato de planificação por parte dos técnicos.

Numa parceria com o ACES Dão Lafões, através da sua Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, criou-se, ainda, um grupo específico para pessoas com Diabetes Tipo 2 que, além do acompanhamento de um Técnico com formação específica nesta área, tem ainda o acompanhamento regular dos profissionais de saúde.


EIXO 2 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Este bloco de atividades, criado pela primeira vez em 2016, será de participação facultativa pelos inscritos no programa, e irá integrar, previsivelmente, as atividades de Atletismo, Yoga, Pilates, Boccia, Dança e Wallking Football, entre outras.
 
Com a inclusão destas atividades, pretende-se aumentar a diversidade de oferta do programa, os níveis de prática semanal e o número de interações sociais, numa perspetiva de ocupação saudável dos tempos livres, procurando também captar novos públicos.


EIXO 3 | ATIVIDADES PONTUAIS
Durante a 15ª edição, o Município, em colaboração com os diversos Parceiros e sempre que a atual situação pandémica o permita, promoverá atividades pontuais que visam permitir o acesso dos participantes a atividades diversificadas, com um forte cariz de socialização e de aumento da notoriedade do projeto.


EIXO 4 | ATIVIDADES DE (IN)FORMAÇÃO
A parceria celebrada pelo Município de Viseu com os Parceiros Estratégicos, pretende organizar ações de formação e/ou sensibilização, descentralizadas nas áreas da Educação para a Saúde, Defesa do Consumidor, Demência, entre outros temas, nas várias Freguesias/localidades que manifestem interesse em receber estas ações.
 
A este eixo será adicionado o plano de formação anual, direcionado a Técnicos de Exercício Físico que intervenham nesta área. O plano de formação prevê atividades dinâmicas centradas numa prática reflexiva e de participação crítica, alinhada com temáticas técnico-científicas, emergentes das necessidades identificadas, refletindo-se na robustez do programa.

Do plano de formação, destaca-se a organização anual do Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde.

A 22 de janeiro de 2022, irá decorrer a 1ª Ação de Formação no âmbito do Atividade Sénior, intitulada "Exercício Físico para um Envelhecimento Saudável: da ciência à prática". Mais informações e inscrições AQUI


EIXO 5 | PROMOÇÃO DA LITERACIA EM SAÚDE
A sensibilização para a escolha de hábitos de vida mais saudáveis, ao longo do dia, será potenciada através de instrumentos de apoio vocacionados, maioritariamente, para os participantes, assim como campanhas de sensibilização e comunicação, maximizando o paradigma das 24 horas em que "todos os movimentos contam”. 

EIXO 6 | ATIVIDADES DE MONITORIZAÇÃO
O Programa realiza um processo de monitorização e avaliação, baseado num estudo de avaliação multidimensional dos participantes, valorizando a investigação científica e produção de informação na área do envelhecimento ativo. 

Os parceiros, no âmbito da monitorização e investigação científica, são as Instituições de Ensino Superior parceiras do Programa. Na edição de 2022, este eixo de monitorização será aquedado em função das restrições, ainda, existentes no âmbito da COVID-19. 


Um novo desenho na fase COVID-19
Como o Atividade Sénior se reinventou entre 2020 e 2021. 

A Pandemia Covid-19 impossibilitou, entre março de 2020 e junho de 2021, a realização de aulas e atividades presencias, respeitando as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Neste sentido, o Município de Viseu, em articulação com todos os seus Parceiros e Promotores locais, entendeu redefinir a estratégia de intervenção do Programa.

Estando os seus participantes inseridos, no entendimento da Direção-Geral da Saúde, num "grupo de risco”, foi necessário adotar uma nova estratégia: manter o contacto com todos os participantes, sempre numa perspetiva de estimulação social, avaliar alguns indicadores de manutenção e de Promoção da literacia para a Atividade Física, elementos chave para a valorização da sua saúde física, mental e consequente reforço do seu sistema imunitário.


De que forma…

- Chamadas telefónicas quinzenais – foram realizadas cerca de 1900 chamadas telefónicas, com todos os participantes integrados em grupos independentes. 

Pretendeu-se, acima de tudo, otimizar o rendimento diário, promovendo as atividades do quotidiano, assim como determinar índices de inatividade, contribuir para o enriquecimento da literacia para um envelhecimento saudável e incentivar a prática de exercício físico através da sua prescrição pelos técnicos do programa.

- Aulas Online – Cerca de 300 participantes integrados em grupos independentes tiveram acesso, semanalmente, a 11 aulas online.
 
O grande objetivo passou por aumentar o índice de atividade física dos participantes, com as diferentes propostas apresentadas pelos Técnicos de Exercício Físico. A atividades incluíam também aulas de Yoga e Pilates. 
 
- Aulas Online para os Grupos Dependentes – 11 grupos integrados em estruturas residenciais para pessoas idosas aderiram a esta nova intervenção. Cada grupo usufruiu de duas aulas online, por semana, orientadas pelos Técnicos de Exercício Físico.

Para mais informações:

- Junto dos Promotores Locais ou das Juntas de Freguesia da sua área de residência;

- Coma Divisão de Desporto, Saúde e Juventude, através dos e-mails desporto@cmviseu.ptatividadesenior@cmviseu.pt, dos telefones 232 411 359 e 964 334 114, ou presencialmente, no Pavilhão Cidade de Viseu.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi