Saltar para o conteúdo principal

Associativismo Desportivo

PADAF - Programa ao Apoio ao Desporto e Atividade Física 2021-2022

Reconhecendo a importância da atividade física e desportiva, o Município tem como desígnio fomentar e incentivar a sua prática, contribuindo para a promoção do bem-estar, da qualidade de vida e da saúde da população, de estilos de vida ativos e do desenvolvimento pessoal e social, sustentando uma maior integração social

O PADAF define os tipos e as formas de apoios a conceder pelo Município para a promoção e dinamização da prática da atividade física e do desporto, estabelecendo, para o biénio de 2021-2022, as regras e as condições para a sua atribuição. 

O Município organiza-se no processo de avaliação das candidaturas por ano civil, sendo que as candidaturas apresentadas definem, especificamente, o prazo do programa de desenvolvimento desportivo apresentado, assim: 

Para 2021 – podem ser apresentadas candidaturas respeitantes ao ano civil de 2021 ou época desportiva de 2020/2021.

Para 2022 – podem ser apresentadas candidaturas respeitantes ao ano civil de 2022 ou época desportiva de 2021/2022.


Os apoios a conceder pelo Município, no âmbito do PADAF, visam a promoção e a dinamização da prática da atividade física e desportiva através de programas, projetos e ações apresentados, na figura de Programas de Desenvolvimento Desportivo, pelas entidades destinatárias. 

No âmbito do presente Programa, o Município de Viseu definiu 3 Eixos de Intervenção desdobrando-se estes em 18 Medidas de Apoio

a)    Eixo de Apoio à Promoção do Desporto e Atividade Física;
b)    Eixo de Apoio no âmbito da Formação e Organização de Eventos e Atividade Pontuais;
c)    Eixo de Apoio para a Modernização e Autonomia Associativa.

O procedimento que cada entidade deve adotar para apresentação de candidaturas é:

1 - Iniciar a elaboração do Programa de Desenvolvimento Desportivo (PDD) pelo preenchimento do ficheiro "PDD2021”. 

Os PDD deverão ser apresentados por Medida, à exceção das Medidas 1, 2 e 5, que podem ser candidatadas no mesmo programa. 

Nota: Preencher apenas as células com fundo cinzento, não alterando o texto ou conteúdo das restantes células com fundo de outra cor. 

2 - Preencher os diversos Anexos em função das Medidas a que o Clube ou Entidade se pretende candidatar para o ano de 2021 (respeitante à época desportiva de 2020/2021 ou 2021, de acordo com o calendário competitivo de cada modalidade). 

3 - (opcional) Agendar reunião com os Serviços Técnicos do Município de Viseu no sentido de ser realizada uma pré-avaliação do PDD e eventuais esclarecimentos de algumas dúvidas que possam surgir. Contactos: padaf@cmviseu.pt 

4 - do Programa de Desenvolvimento Desportivo e respetivos documentos anexos, digitalizados, em formato PDF, num único e-mail, devidamente legível, para padaf@cmviseu.pt 

Nota: Deve o Programa de Desenvolvimento Desportivo estar devidamente assinado e rubricado pelo presidente da direção ou responsável pela entidade, identificando o respetivo cargo. 

Todos os documentos (PDD ou anexos) cuja legibilidade não seja clara, serão devolvidos ou anulados. 

5 -  Envio obrigatório por email dos ficheiros/formulários em formato Excel devidamente preenchidos, juntamente com o processo digitalizado. 

Consulte, agora, os Formulários a preencher por Medida de Apoio:


Nota: Os Formulários seguem a sequência numérica e alfabética, de acordo com cada medida.

Prazos e calendarização de entrega das candidaturas, por Medida de Apoio:


Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi