Saltar para o conteúdo principal

Projetos Culturais

Outros Museus

Casa da Calçada

De "rosto” lavado, mas com o mesmo caráter e identidade. Assim "renasceu” a Casa da Calçada, em pleno Centro Histórico, na Calçada da Vigia. Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978, esta casa senhorial, datada do século XVIII, foi adquirida pelo Município de Viseu em 2013.

No ano seguinte, eram lançadas no terreno as obras com vista à sua recuperação e reabilitação, já com um propósito definido: o de ali instalar o futuro Museu de arte, dedicado à família Keil Amaral. A tão aguardada inauguração do edifício teve lugar a 19 de junho de 2020. Se houvera histórias em torno de uma casa assombrada – certo é que as obras se prolongaram mais tempo que o previsto, com avanços e recuos -, as mesmas dissiparam-se com a reabertura de portas (ou pelo menos, alguns dos seus fantasmas foram libertados!).

Para o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, "esta reabertura tem um grande significado para Viseu. É um património do centro histórico que é devolvido à comunidade e um exemplo de uma filosofia de intervenção do lado da reabilitação e não da reconstrução. A identidade arquitetónica e histórica do edifício está intacta”.

A intervenção global no edifício, a cargo da Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO, e cujo investimento ascendeu a meio milhão de euros, foi baseada numa reabilitação sustentável e cuidada, com respeito pela sua identidade construtiva e arquitetónica histórica, característica da arquitetura civil setecentista. Os elementos decorativos da casa, nas fachadas, cobertura, tetos e caixilharias, foram preservados, recorrendo à sua conservação ou substituição por elementos idênticos aos originais.

Da fachada imponente, que ostenta o brasão de armas da família Sampaio e Melo, que construiu e habitou o edifício, ao hall de entrada em calçada, à escadaria de pedra e aos tetos, a Casa da Calçada é um distinto exemplar do património viseense. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi