"Partilhamos"
Maio 2023
Setor Infantil e Juvenil
O setor infantil e juvenil da Biblioteca continua a apresentar o tema "Histórias de Liberdade”, através de uma mostra bibliográfica sobre a democracia e a liberdade na literatura para crianças e jovens.
São destacadas algumas obras emblemáticas, reedições e novas publicações em redor do tema, como História de uma flor, de Matilde Rosa Araújo, Era uma vez um cravo, de José Jorge Letria, O Tesouro, de Manuel António Pina ou Romance do 25 de Abril, de João Pedro Mésseder.
A liberdade é um livro escrito com a tinta de que são feitos os sonhos!
José Jorge Letria
Durante o mês de maio, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva prolonga a apresentação ao público da exposição "Livre para Ler – livros sem censura”, composta por 100 livros que foram proibidos pela ditadura do Estado Novo.
Estão representados 93 escritores portugueses e estrangeiros, como Bernardo Santareno, Carlos de Oliveira, Ferreira de Castro, Fiama Hasse Brandão, Judith Teixeira, Manuel Alegre, Manuel da Fonseca, Maria Archer, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Natália Correia, Soeiro Pereira Gomes, Urbano Tavares Rodrigues, Vergílio Ferreira, Albert Camus, André Malraux, Erskine Caldweel, Gustave Flaubert, Jean-Paul Sartre, Jorge Amado, Joseph Conrad, Vladimir Nabokov e muitos outros que viram as suas obras literárias proibidas pela Censura.
Acusados de serem imorais, irreligiosos, subversivos, pornográficos, anarquistas, antissociais, de propaganda comunista ou revolucionários, os livros proibidos pela Censura abrangem áreas como a literatura, a política, a economia, a filosofia, a sociologia e a religião, entre outras.
Setor Multimédia
Ver, Ouvir, Ler…José Afonso
Durante o mês de maio, o setor Multimédia da Biblioteca destaca A Invenção de Hugo Cabret, na versão em livro da autoria de Brian Selznick, e na versão em cinema, realizado por Martin Scorsese.
Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de comboios em Paris, no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de lhe mostrar a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.
Para ler e ver na Biblioteca Municipal.