Saltar para o conteúdo principal

"Partilhamos"

Outubro 2021

Setor Adulto
Mulheres Afegãs – liberdade suspensa

Depois de 20 anos de missão, em agosto de 2021 os Estados Unidos retiraram as tropas do Afeganistão e os Talibã tomaram as rédeas dos destinos do povo afegão, semeando um clima de incertezas e medo entre as minorias.
Mulheres e crianças, que ao longo dos anos tinham recuperado as suas liberdades e direitos, vivem agora aterrorizadas com as ameaças desenterradas de um passado não muito longínquo. 

Num governo conduzido por homens e para homens, a educação feminina sempre representou o receio maior na mudança de mentalidades e na ameaça a um sistema fechado. As mulheres têm o papel menor e são transformadas em peças insignificantes e descartáveis. Porém, conhecedoras do seu valor e dos seus direitos, será agora mais difícil silenciar mulheres que conquistaram o seu lugar em cargos políticos, enquanto artistas, escritoras, jornalistas, atletas, engenheiras e professoras.  

A atenção da comunidade internacional, a pressão política e económica por parte das Nações Unidas e da União Europeia terão de ser constantes, com vigilância apertada à atuação do regime talibã, de modo a proteger a liberdade e os direitos das mulheres e das crianças.
 
A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva propõe uma reflexão sobre a atual realidade afegã, ao mesmo tempo que destaca algumas obras literárias relacionadas com este e outros temas.

Que nada nos defina. Que nada nos sujeite.   
Que a liberdade seja a nossa própria substância.

- Simone de Beauvoir -

Setor Infantil e Juvenil
Mês Internacional da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva assinala o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship (IASL), este ano dedicado ao tema: Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o mundo.

No âmbito da colaboração da Biblioteca Municipal com as Bibliotecas Escolares do Município e para assinalar o Dia da Biblioteca Escolar, serão realizadas atividades FORA DE PORTAS em algumas escolas, dirigidas a crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, com o objetivo de dinamizar a leitura e reforçar o papel das bibliotecas na promoção da literacia.

Setor Multimédia: cinema
Keri Lynn Russell 

Keri Lynn Russell é uma atriz norte-americana, nascida na Califórnia em 1976.
Aos 15 anos foi descoberta por um caçador de talentos da produtora Disney e participou no programa de televisão New Mickey Mouse Club. Logo depois, conseguiu um papel no filme Honey, I Blew Up the Kid (Querida, Estiquei o Bebé). Participou também nos filmes Malibu Shores e Daddy's Girls e no clip Always do Disco Cross Road da Banda Americana Bon Jovi
Pela sua interpretação em Felicity, a série televisiva que a lançou para a fama, foi vencedora do  Globo de Ouro para Melhor Atriz Dramática (1999). Pelo seu papel no filme Garçonete: Amor aos Pedaços de Adrienne Shelly, arrecadou o prémio Alliance of Women Film Journalists (2007).

Setor Multimédia: música
Andrew Hollander

Andrew Hollander é músico, compositor e produtor,  nascido em New Jersey, EUA, em 1975.
Colaborou com uma grande variedade de artistas e compositores, incluindo Carly Rae Jepsen, The Chainsmokers, New Politics, JoJo, Ali Tamposi, Brian Elmquist, Rozes, Laura Welsh, Celine Dion, Ben Abraham, Jacquie Lee, White Rabbits e C Gibbs. O tom melodioso com toques místicos da sua música foi usado como banda sonora em diversos filmes e a sua participação musical no filme Garçonete: Amor aos Pedaços de Adrienne Shelly (2007) valeu-lhe os prémios Chlotrudis Awards e Houston Film Critics Society Awards (ambos em 2008), abrindo-lhe as portas para a gravação do último álbum de Yusef Lateef (William Emanuel Huddleston) em 2012, em que acompanhou ao piano o famoso músico de jazz.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi