"Partilhamos"
Outubro e Novembro 2023
Setor Infantil e Juvenil
O setor Infantojuvenil da Biblioteca Municipal partilha com os leitores a obra literária da escritora Luísa Ducla Soares, um dos nomes mais sonantes da literatura infantojuvenil portuguesa, com cerca de 180 livros publicados.
Destaca a obra autobiográfica Luísa – Histórias da Minha Vida, disponível para leitura e empréstimo, numa edição especial comemorativa dos 50 anos de vida literária da escritora. Numa viagem de textos, ilustrações e fotografias, Luísa Ducla Soares partilha com os leitores algumas das histórias mais marcantes e divertidas da sua vida. A criança, a jovem, a mãe, a avó e a escritora.Com o espírito jovem e o sentido de humor que caracterizam a autora, este é um livro para crianças mas também é um livro para todos os adultos que cresceram e aprenderam a sonhar através dos livros.
"Um dia, por desfastio, apeteceu-me escrever um livro para crianças: A História da Papoila (1973). Não conhecia editoras de literatura infantil e fui aos Estúdios Cor. Quem lá estava era o [José] Saramago, homem que eu não conhecia de parte alguma, pessoa reservada, de pouca conversa. Ele disse-me: "Deixe aí o original e venha cá daqui a um mês.” Pensei: "Bem, ele não parecia nada interessado, vai dar-me uma nega…” Mas ele respondeu-me: "Olhe, gostei muito do seu livro, já arranjei ilustrador e vamos publicá-lo.”
- Luísa Ducla Soares
Setor Adulto
Natália Correia (1923 – 1993)
O Setor Adulto da Biblioteca Municipal continua a destacar Natália Correia, que completaria este ano 100 anos de vida.
Ao longo dos seus setenta anos de vida, distinguiu-se no ofício da escrita em várias vertentes: foi poeta, dramaturga, romancista, ensaísta, jornalista, guionista e editora. Possuidora de um invulgar talento oratório, era por todos reconhecida a coragem combativa em vários momentos de intervenção política. Foram marcantes as suas polémicas intervenções como deputada parlamentar e nas tertúlias artísticas em sua casa e no bar Botequim, onde reunia notáveis intelectuais portugueses da época. Foi mulher de muitas paixões, carismática, com uma vida social intensa e muito à frente do seu tempo. Tomou parte ativa nos movimentos de oposição antifascista, tendo participado no apoio à candidatura para a Presidência da República de Humberto Delgado, em
1958. Durante a ditadura, foi condenada a três anos de prisão, com pena suspensa, pela publicação da Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica (1966), tendo sido processada pela responsabilidade editorial das Novas Cartas Portuguesas (1972).
Natália Correia foi uma escritora cuja originalidade e versatilidade de escrita não podia limitar-se a uma escola literária, tendo recolhido inspiração no romantismo, surrealismo e no estilo barroco.
Em 1991, recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro Sonetos Românticos. No mesmo ano, foi-lhe atribuída a Ordem da Liberdade.
Faleceu em Lisboa, em 16 de março de 1993.
Setor Multimédia
Ver, Ouvir, Ler… Harry Potter.
O setor Multimédia destaca a obra literária e cinematográfica Harry Potter.
Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia da autoria da escritora britânica J. K. Rowling, o primeiro deles publicado em 1997. A série narra as aventuras de um jovem de 11 anos que descobre que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
A adaptação para o cinema concretizou-se através da realização de oito filmes produzidos pela Warner Bros. Pictures. As versões para cinema de Harry Potter terminaram com o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, que foi dividido em dois filmes. O segundo, Harry Potter e as Relíquias da Morte — Parte II, foi lançado no dia 15 de julho de 2011, tornando-se a maior bilheteria da série e a terceira maior bilheteria da história do cinema.
Os livros da série Harry Potter foram lançados em versões de audiolivros integrais.