Saltar para o conteúdo principal

História do Arquivo

A história do Arquivo Municipal de Viseu está diretamente relacionada com a criação e desenvolvimento do nosso concelho e reflete as mudanças e o contexto histórico da cidade, assim como o aumento exponencial da documentação produzida/recebida, ao longo do tempo.

Inicialmente instalado na Casa da Câmara, o Arquivo Municipal foi, mais tarde, ocupando outros edifícios, nomeadamente os Paços do Concelho e a Casa Amarela.

Com o objetivo de reunir o acervo documental disperso por vários edifícios e serviços camarários; de dotar o Arquivo de sistemas de segurança, conservação e acondicionamento da documentação e de criar condições para receber e atender o munícipe/cidadão, foram realizadas obras, recentemente, de adaptação da cave da Igreja Madre Rita a Arquivo. Em breve, o novo Arquivo Municipal abrirá portas a todos os municípes.

A pouca informação de que dispomos sobre a história deste Arquivo aparece retratada nesta breve timeline que pode percorrer:

Referências:

CASTILHO, Liliana Andrade de Matos (2008) - A cidade de Viseu no século XVI. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Dissertação de Mestrado.

PORTUGAL. Direção-Geral do Património Cultural. Sistema de Informação para o Património Arquitetónico. Câmara Municipal de Viseu. Disponível AQUI.

PORTUGAL. Ministério da Cultura; Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Comissão de Inventário do Património Cultural Móvel (1995) - Recenseamento dos Arquivos Locais - Câmaras Municipais e Misericórdias-vol. 14 - Viseu.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi