Saltar para o conteúdo principal

Rede Cidades CENCYL

Em atualização

Oradores convidados

António Martins

António Martins é licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra (UC), possui pós-graduações e formação especializada em vários domínios dos domínios do Ambiente e Sustentabilidade.

Foi chefe de Divisão do Litoral e da Conservação da Natureza na Direção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região Centro, assim como, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), onde também exerceu funções de coordenação do Gabinete de Apoio ao Promotor de Investimento. Atualmente é o Diretor de Departamento e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra.
Lénia Fortunato

Lénia Marisa da Fonte Fortunato;
Nascida a 17/11/1979;
Concluiu a licenciatura de Engenharia Agrária - Variante Florestal na Escola Superior Agrária de Viseu em 2007;
Desde 2005 funcionária do Município de Almeida;
De 2005 a 2017 Técnica do Gabinete Técnico Florestal;
De 2017 a 2021 Coordenadora Municipal de Proteção Civil;
Desde 2021 Chefe de Divisão do Ambiente e Proteção Civil;
Presidente da CRODFLOR - Associação de Produtores Florestais do Cró desde 2014 a 2021;
Técnica Credenciada em Fogo Controlado desde 2020.
Ana Carvalho

Formação Académica: Licenciatura em Engenharia do Ambiente.
Experiência profissional: Desde 2001 Técnica Superior na área do Ambiente na Câmara Municipal de Viseu.
De 1 de agosto de 2014 até ao presente, exerce funções de Dirigente intermédio do 2.º grau — Chefe de Divisão, da Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes na Câmara Municipal de Viseu.
 
Mafalda Ferreira

Doutoranda no PhD Ciências Agronómicas e Florestais na Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro e Mestre em Engenharia Florestal pela mesma Universidade, atualmente a exercer funções de Técnica Superior na Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaço Verdes, da Câmara Municipal de Viseu.

Conta com uma experiência profissional de 23 anos onde desempenhou várias funções no setor público e privado, onde se destaca a elaboração e gestão de projetos nacionais e internacionais no setor florestal, elaboração de Planos de Ordenamento e Exploração Cinegética e na área da prevenção e análise de incêndios rurais, gestora de equipas, formadora e oradora em seminários nacionais.

Possui várias formações complementares onde se destacam auditorias internas da qualidade, de gestão florestal sustentável e cadeia de valor, gestão e manutenção de arvoredo urbano, Arboton e Resistograph training.
Luís Martins

Luís Miguel Martins é casado, tem um filho e vive em Vila Real.

É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, e membro do Centro de Investigação em Tecnologias Agroambientais e Biológicas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Licenciatura e Mestrado em Engenharia Florestal. Doutoramento em Ciências Florestais / Fitossanidade Florestal pela UTAD em 2004. Tem publicações em revistas científicas, técnicas e encontros científicos na fitossanidade do castanheiro, fitossanidade florestal, deteção remota e floresta urbana. Participou em 41 projetos de investigação / extensão e atualmente coordena 5.

2011-2015. Diretor da Licenciatura em Arquitetura Paisagista 
2017. Diretor da Pós-Graduação em Floresta Urbana
2018- Diretor do Mestrado em Engenharia Florestal e do Laboratório de Fitossanidade Florestal.
1997-2022. Foi responsável por diversos cursos de formação em diversos pontos do país (Continente e Açores) e no estrangeiro (Espanha, Itália, Brasil, França).
1997-2022. Consultoria para entidades públicas ou privadas, peritagens em processos judiciais e diagnósticos fitossanitários com avaliações do risco, em praticamente todo o país (Continente e Ilhas).
2018. Ajudou a fundar a empresa Tree Plus spin-off UTAD com ex-alunos da UTAD na qual tem colaborado em estudos diversos e na recuperação de árvores de elevado valor patrimonial, como o Freixo Duarte d' Armas, de Freixo de Espada à Cinta, o Carvalho de Guilhafonso da Guarda, Teixos da Universidade do Porto, árvores classificadas de Boticas, entre outras.
2002-2004. Responsável pelo inventário arbóreo em Amarante, Vila Real e Porto (cerca de 35.000 árvores).
2015-2017 Responsável pelo inventário arbóreo dos Parques do Porto (próximo de 25.000 árvores).
2022. Responsável do curso "Gestão e Manutenção do Arvoredo Urbano”, UTAD (nov. 2022, vagas esgotadas).
2022. Colaborou com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Instituto Superior de Agronomia na elaboração do Manual de Boas Práticas em Gestão do Arvoredo Urbano. Esse guia é um elemento de referência para os regulamentos municipais de gestão do arvoredo urbano, os quais passar a ser de transposição obrigatória a partir de agosto de 2022 (Lei 59/2021 de 18 de agosto).
2022-2023. Responsável pelo Inventário Arbóreo no concelho de Matosinhos.
2021-2024. Responsável pela monitorização ambiental / paisagem da futura Linha Rosa (Linha G) da Metro do Porto (Ferrovial/ACA). A linha será formada por quatro estações e cerca de três quilómetros de via, ligando S. Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, servindo o Hospital de Santo António, o Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça de Galiza e as faculdades do polo do Campo Alegre.
Luis Baptista

56 anos, natural de Coimbra.
Licenciado em Química Industrial pela F.C.T. Univ. Coimbra.
32 anos de experiência profissional no setor da madeira e derivados, tendo desempenhado diversas funções dentro do grupo Sonae: qualidade, produção, gestão de produto, suporte técnico ao mercado, pesquisa & desenvolvimento.
Atualmente, responsável pelo desenvolvimento do negócio da construção na Ibéria, potenciando a gama de produtos da SONAE ARAUCO e projetando investimentos para o fabrico de produtos base madeira para a construção.
Membro da Comissão Técnica de Normalização CT14 – Madeiras.
Helena Freitas

Helena Freitas doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha, em 1993, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, entre 1994 e 1996. É Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 2003, e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável desde 2014. 

Atualmente, é Coordenadora do Centre for Functional Ecology – science for people and the planet (cfe.uc.pt) e Coordenadora científica do FitoLab - Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes. Em Julho de 2019 foi selecionada para o Mission Board for Climate Change Adaptation, including Societal Transformation da Comissão Europeia, Programa Horizonte Europa, e em Agosto de 2019 foi nomeada Ponto Focal de Portugal para o IPBES – Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services (ONU). É Directora do Parque de Serralves.
César Sevillano

César Sevillano es el responsable de proyectos del Área de Medio Ambiente, Gestor Energético Municipal y Coordinador del Plan de Acción para el Clima y la Energía Sostenible (paces) del Ayuntamiento de Salamanca.

Es miembro de la Comisión Municipal de Seguimiento y Gestión del Plan de Movilidad Urbana Sostenible de Salamanca, representante del Área de Medio Ambiente en la Agenda Urbana de Salamanca y colaborador del Plan de sostenibilidad Turística de Salamanca y de la red de ciudades Cencyl. 

Funcionario de carrera, Ingeniero Técnico Industrial y grado en Ingeniería mecánica.
Es el redactor y director de obra de proyectos emblemáticos de renaturalización en la ciudad de Salamanca como la creación de 600 huertos Urbanos, el parque botánico de Huerta y las reformas del parque de la Alamedilla, el parque de los Jesuitas o la Avenida París entre otros. 

Ha coordinado la convocatoria de subvenciones para la renaturalización de ciudades de la Fundación Biodiversidad del año 2022 y redactado el proyecto presentado de renaturalización en el entorno urbano de Salamanca para la conectividad y restauración ecológicas de la vía férrea a través de soluciones basadas en la naturaleza creando un modelo de replicabilidad "Renatura Savia”.

Asimismo, ha ejecutado la renovación de más de 30 kilómetros de redes de distribución de agua de la ciudad de Salamanca.

Como gestor energético ha implantado los sistemas de telegestión energética y del riego de zonas verdes,  y la utilización de energías renovables con la creación de plantas fotovoltaicas para autoconsumo e instalaciones de biomasa en dependencias municipales. Audita y monitoriza los consumos energéticos municipales y gestiona las licitaciones y control de facturas energéticas.

Trabajó en el ámbito privado como jefe de oficina técnica en la ejecución de la terminal de viajeros del Aeropuerto de Salamanca y de la unidad alimentaria Mercasalamanca.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi