"Viseu INtegra" - Plano Municipal para a Integração de Migrantes

O concelho de Viseu tem observado um crescimento no número de migrantes, acompanhando a tendência nacional.
Verifica-se um aumento gradual e progressivo da população estrangeira residente na última década. Em 2020, o número de residentes estrangeiros fixou-se em 3.023 indivíduos, representando 3% da população total do território concelhio; desses, 3.014 têm estatuto legal de residente. No ano transato, esta representação era de 2,7%, o que confirma uma tendência positiva de crescimento.
A migração crescente no nosso território apresenta novos desafios, especificamente no que concerne à situação socioeconómica das famílias, à barreira linguística e à sua participação na comunidade local.
Assim, o projeto Viseu INtegra resulta da necessidade de melhorar e aumentar as medidas de acolhimento e integração de migrantes nacionais de países terceiros, de forma concertada, participada e estruturada, visando a coesão social e o desenvolvimento económico.
Com efeito, este projeto representa uma resposta que promove a inclusão, com base nos princípios da interculturalidade e intervenção comunitária, privilegiando a capacitação pessoal, sociocultural e profissional, assente numa lógica de trabalho em rede.
O Viseu INtegra resulta de uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) – Alto Comissariado para as Migrações I.P. (ACM).