''IX Edição da Assembleia Municipal Infantil''

A Assembleia Municipal de Viseu promoveu a realização da IX Edição da Assembleia Municipal Infantil no dia 29 de Maio, a partir das 9h30, no Solar dos Peixotos, evento que contou com a estreita colaboração da Câmara Municipal de Viseu, procurando-se, assim, fomentar a interação com a comunidade, neste caso particular com a Comunidade Escolar.

Com esta iniciativa a Assembleia Municipal de Viseu visa incentivar, junto dos alunos do 1.º CEB (3.º e 4.º ano), o interesse pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, desenvolver capacidades de intervenção cívica e política, fortalecer a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, destacando-se a tolerância, respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.

A IX edição da Assembleia Municipal Infantil contou com a participação muito ativa de 60 “deputados”, eleitos nos Agrupamentos de Escolas (Zona Urbana de Viseu, Viseu Sul, Viseu Norte e Viso) e Colégio da Via-Sacra, que debateram em Sessão Plenária o tema “Liberdade”.

O tema da Sessão Plenária da Assembleia Municipal Infantil foi consensualmente selecionado por todas as Entidades, tendo como pressuposto que aquele proporcionava a reflexão e o debate em torno de um tema forte e abrangente, permitindo diversas abordagens e reflexões.

Esta IX Sessão Plenária da Assembleia Municipal Infantil foi transmitida via Internet em www.epms.pt à epms online TV, desiderato possível com a colaboração dos alunos da Escola Profissional Mariana Seixas, que desde a primeira hora coopera, tal como a Delegação de Viseu da Federação Regional das Associações de Pais, com esta iniciativa da Assembleia Municipal de Viseu.

Nas escolas participantes, durante o período preparatório dos trabalhos da IX Sessão Plenária da Assembleia Municipal Infantil, foi promovido um concurso para um cartaz alusivo à iniciativa, para o que contou também com a cooperação da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viseu, trabalhos que estiveram em exposição expostos no dia da Sessão Plenária no edifício da Assembleia Municipal.