ESCOLA ATIVA

Projeto de Promoção para a Atividade Física na Comunidade Escolar 

O projeto ESCOLA ATIVA nasce em 2019, inserido no programa CRESCER ATIVO, e assume-se como uma ação de promoção da atividade física junto da comunidade escolar do Jardim de Infância e 1º CEB e do setor público e privado. O ESCOLA ATIVA pretende sensibilizar todos os seus intervenientes para a prática da atividade física como um comportamento de vida diário, de forma a potenciar a criação de experiências positivas, contribuindo para ambientes mais saudáveis e defendendo e estimulando a cultura do brincar, entendida como prática não orientada, enquanto fator potenciador da aprendizagem e desenvolvimento holístico da criança.

O ESCOLA ATIVA tem como parceiros estratégicos o ACES Dão Lafões e a Escola Superior de Educação de Viseu, assim como os Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu e demais instituições da comunidade escolar do setor privado.

 

Os principais objetivo deste projeto são os seguintes:

- Promover oportunidades de acesso a atividades que permitam aumentar os níveis de atividade física nas crianças, na escola e na sua comunidade;

- Aumentar a literacia para a atividade física na escola e na comunidade de uma forma global (apoio na tomada de decisão mais informada);

- Potenciar os benefícios associados à prática de atividade física para promover a inclusão na comunidade escolar, considerando a sua individualidade, como deficiências físicas e intelectuais;

- Melhorar os espaços escolares, potenciando a adoção de comportamentos mais ativos ao longo do dia;

- Criar momentos de estímulo e coesão da comunidade escolar, fomentando o envolvimento das Associações de Pais, Juntas de Freguesia, Encarregados de Educação e outras entidades locais na vida da Escola.

 

Neste sentido, o projeto ESCOLA ATIVA está organizado em 6 eixos estratégicos:

1.  Eixo de intervenção psicomotora

Este eixo prevê a realização, ao longo do ano letivo, de uma atividade/aula semanal de 60 minutos orientada por 1 técnico(a) licenciado(a) em Educação Física e Desporto, que coadjuvará o(a) Educador(a)/Professor(a), que, além da intervenção direta com os alunos (cerca de 45 minutos), também pretende estimular e dar apoio técnico ao corpo docente no sentido de serem implementadas estratégias que permitam elevar os níveis diários de atividade física, ao longo de todo o dia, indo ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde para cada segmento etário.

 

2. Criação de ambientes mais ativos (dentro e fora da sala de aula) e saudáveis

O objetivo deste eixo passa pela criação de estratégias e metodologias que potenciem o aumento dos níveis de atividade física em horário letivo e não letivo, assim como a diminuição de práticas educativas associadas a comportamentos sedentários, criando ambientes mais positivos e saudáveis na comunidade escolar.

 

3. Melhoria das instalações e espaços escolares, particularmente ao nível da promoção da atividade física diária

Visa a melhoria dos espaços escolares através da aquisição e/ou instalação de equipamentos estimuladores da atividade física, potenciando ainda uma cultura de diminuição do espaço sintético e de betão para o Espaço Naturalizado.

 

4. Identificação e replicação de boas práticas de promoção da atividade física como um comportamento de vida diário junto de toda a comunidade escolar

Este Eixo visa identificar e referenciar Boas Práticas de promoção da Atividade Física enquanto comportamento de vida diário na comunidade escolar, de âmbito local, nacional ou internacional, no sentido de estimular a sua replicação.

No âmbito do ESCOLA ATIVA, são exemplos de Boas Práticas, referenciadas em 2019, as seguintes iniciativas:

- Resgatar a Nossa Rua – Associação de Pais da Escola de Repeses

 

- Requalificação do recreio da Escola do Campo



5. Formação contínua de todos os agentes integrados na comunidade escolar

Valorizar a experiência dos Recursos Humanos envolvidos no projeto e adequar um plano de formação específico, fomentando a capacitação, formação contínua e criação de momentos de reflexão e partilha, no âmbito do ESCOLA ATIVA. Este eixo é dirigido a:

- Corpo Docente e não Docente;

- Profissionais integrados no Eixo de Intervenção Psicomotora;

- Associações de Pais e Encarregados de Educação;

- Direção dos Agrupamentos.

Pretende, ainda, contribuir para o aumento dos níveis de literacia para a atividade física, promovendo, desta forma, a melhoria das decisões diárias ao nível da adoção de comportamentos de vida mais ativos e saudáveis.

 

6. Avaliação e monitorização do projeto de intervenção