Comunicado | Deslocalização do helicóptero do INEM do Aeródromo Municipal de Viseu

1 – O Município de Viseu foi surpreendido esta segunda-feira, 1 de junho, com o anúncio público do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, da deslocalização do helicóptero atualmente estacionado no Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, para o Heliporto de Salemas, em Loures.

2 – O Município de Viseu estranha e lamenta o facto de ter tido conhecimento desta decisão através da Comunicação Social.

3 - Em outubro de 2019, o INEM, na pessoa do seu Presidente, solicitou ao Município de Viseu a permanência do seu helicóptero no nosso Aeródromo Municipal, devido a inoperacionalidade do heliporto de Santa Comba Dão.

4 - O Município de Viseu acedeu a este pedido, não só pelo facto do nosso Aeródromo reunir as condições necessárias para o satisfazer, mas também para, desta forma, garantir que a aeronave permanecia na Região de Viseu.

5 - O Presidente do Município deixou bem claro, desde o início, que nada fizera para ter o helicóptero em Viseu, assim como nada faria para que o mesmo não regressasse a Santa Comba Dão, logo que e se as condições o permitissem.

6 - Viseu apenas e só defendeu os interesses da Região, mantendo uma aeronave fundamental no socorro às populações.

7 – No comunicado enviado à Comunicação Social, o INEM diz que a deslocalização da aeronave para Loures é uma solução temporária, até que o heliporto de Santa Comba Dão esteja certificado.

8 – Mais estranho se torna, por isso, a decisão de deslocalizar a aeronave, já no dia 4 de junho, para Loures, na Área Metropolitana de Lisboa.

9 – O Município de Viseu repudia a saída deste importante meio de emergência médica da região, constatando e lamentando os argumentos pouco sólidos que estão na base desta decisão.

10 – Esta decisão maltrata, mais uma vez, os territórios do Interior, afastando este importante meio do seu âmbito de ação. A par disso, a Região de Viseu perde também as equipas e a viatura VMER que estavam afetas à aeronave.