Gumiei conquistou desejo antigo de um novo largo público

A população de Gumiei, na freguesia viseense de Ribafeita, viu este domingo inaugurado e aberto uma das obras mais desejadas dos últimos 20 anos: o largo público local foi objeto de completa requalificação com objetivos de criar uma centralidade social e urbana na aldeia.

O largo apresenta uma nova face e passou a dispor de infraestrutura de iluminação pública. Exibe ainda esculturas públicas de tributo às gentes e às atividades agrícolas da aldeia, numa iniciativa da população local.

O investimento resulta de um contrato-programa entre a Câmara Municipal de Viseu e a Freguesia de Ribafeita, num valor que ascende a 91 mil euros.

Na inauguração, o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, frisou a importância da coesão local em Viseu como pilar de qualidade de vida para todo o concelho.

“’Viseu, A Melhor Cidade para Viver’ é um lema para todo o concelho, do Rossio às aldeias. Por isso, neste ciclo autárquico destinámos mais de 20 milhões de euros em investimentos nas freguesias. É o maior investimento de sempre em termos locais”, sublinhou Almeida Henriques.