Milhares de crianças participam amanhã do “seu” Dia, em Viseu

Museus Municipais, Biblioteca D. Miguel da Silva e parques da cidade recebem crianças com várias atividades temáticas. “Grande Prémio do JN” acolhe também público juvenil

Viseu associa-se amanhã, 1 de junho, às comemorações do Dia Mundial da Criança. A cidade-jardim dedica aos mais novos inúmeras atividades em vários espaços e locais da cidade, a contar com milhares de crianças.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “Viseu é uma cidade educadora e amiga das famílias e das crianças. Queremos fazer deste dia uma celebração especialmente feliz para os nossos mais jovens munícipes”.

Na semana em que assinala o seu 14º aniversário, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva promove espetáculos de teatro para os petizes, desenvolvidos a partir da literatura infantil e do mundo fantástico, para além de outros ‘aperitivos’ como música e magia. “Magia na Estrada” terá lugar pelas 10 e 11 horas, mas também pelas 15H30 e 16H30. Já os “Contos e Cantos” realiza-se às 14H30.

Os Museus Municipais integram também os espaços aderentes neste dia. Pelas 10, 11, 14, 15 e 16 horas, as crianças são convidadas a participar em momentos de diversão e aprendizagem, todos eles alusivos à temática de cada espaço museológico. Pinturas em murais, atividades sonoras, construção de brinquedos, caças ao tesouro e exploração de minerais são alguns dos desafios para os mais pequenos poderem desfrutar.

Para todos aqueles que gostam de apreciar o ar livre e os espaços verdes da cidade-jardim, haverá também lugar a atividades nos Parques do Fontelo e Aquilino Ribeiro, entre as 9 e as 13 horas.

No Parque da Cidade, “Jardins Lúdicos” irá por conhecimentos à prova, abordados em contexto de sala de aula, na disciplina de Estudo do Meio. No Fontelo, as crianças poderão participar em jogos tradicionais e peddy-papers. As atividades são desenvolvidas pelos alunos do 1º ano do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

Neste dia, as crianças terão ainda oportunidade de subir a bordo do comboio turístico e descobrir a cidade e os seus encantos. As visitas são gratuitas até aos 12 anos e realizam-se de manhã, entre as 9H30 e as 12 horas, e à tarde, entre as 14 horas e as 17H30, com saídas a cada 30 minutos.

Em Dia da Criança, também se pedala em Viseu. A cidade-jardim é ponto de partida do 26º Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias e recebe um pelotão de elite na disputa pela vitória. Amanhã, pelas 18 horas, terá início o prólogo de 4,5 quilómetros, na Avenida da Europa. Quinta-feira, 2 de junho, arranca a 1ª etapa da prova, pelas 12H25, na mesma avenida.

Também amanhã, entre as 9H30 e as 13 horas, a Quinta do Soqueiro, em Viseu, acolhe 550 crianças do 1º ciclo do ensino básico de algumas escolas da cidade, para uma manhã dedicada à Proteção Civil, com diversas atividades lúdicas e pedagógicas.  A iniciativa é promovida pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, e conta com a participação de diversas entidades e agentes de proteção civil de Viseu, entre eles os Bombeiros Municipais e Voluntários de Viseu, Polícia Municipal, PSP e GNR. Neste espaço, sede do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, as crianças poderão contactar com agentes e equipas e conhecer o seu trabalho, numa interação que visa o envolvimento da comunidade escolar na importância da segurança mas também da preservação ambiental.

Consulte a programação completas das iniciativas municipais aqui.