Biblioteca Municipal de Viseu celebra 14º aniversário com programa especial

Aniversário evoca escritora viseense Judith Teixeira no lançamento do prémio de poesia homónimo. Espetáculos infantis, visitas guiadas, apresentações e cinema completam a programação, de 30 de maio a 3 de junho

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, está prestes a celebrar 14 anos desde a sua inauguração, em 2002. A data é assinalada a 31 de maio, mas o Município de Viseu promove um conjunto de atividades e iniciativas gratuitas para todos os públicos, com início já esta segunda-feira, 30 de maio. Espetáculos infantis, apresentações, cinema e visitas guiadas integram a programação que se prolonga até sexta-feira, 3 de junho.

Personalidade emblemática da literatura portuguesa, a escritora Judith Teixeira será evocada e homenageada no aniversário da Biblioteca. Cerca de um mês depois de a Câmara Municipal de Viseu ter deliberado a instituição do Prémio de Poesia Judith Teixeira, com vista a galardoar bienalmente uma obra de poesia escrita em português, terá lugar a sua apresentação formal esta terça-feira, 31 de maio, pelas 15 horas, no espaço literário de Viseu. O momento contará ainda com a apresentação da obra “Judith Teixeira – Obras Completas, Lírica”, por Martim de Gouveia e Sousa.

Neste dia, a Biblioteca Municipal promove ainda outras iniciativas de relevo. A partir das 10 horas, haverá lugar a uma ‘viagem’ pelos 153 anos de história do espaço, desde o legado de António Nunes de Carvalho, seu fundador, até à atualidade. Um momento de diálogo e interação para conhecer em pormenor o percurso da Biblioteca.

Entre as 14 e as 22 horas, os visitantes poderão ainda participar de uma experiência única, com visitas guiadas ao fundo antigo e reservado. As visitas realizam-se de hora a hora, com um mínimo de 4 pessoas, e estão sujeitas a marcações prévias para o email Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 232 432 524.

Espetáculos de teatro para os mais novos, no período da manhã e tarde, a atuação do grupo coral infanto-juvenil “Vox Visio”, pelas 14 horas, e uma sessão de cinema, com início às 21 horas, completam o programa do dia de aniversário.

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, assim como nos dias 2 e 3, as atividades serão especialmente dedicadas aos petizes. Haverá momentos de teatro com música e performances cómicas, fantoches e ateliês de expressão plástica,para além de outros espetáculos direcionados às crianças. Todos eles dedicados à literatura infantil e ao mundo da fantasia, num contexto lúdico e pedagógico.

Esta segunda-feira, 30 de maio, para além da animação infantil, será ainda apresentado o projeto do clube de leitura “Avós a Ler”, pelas 14H30.

As marcações em grupo devem ser previamente remetidas para o email Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Toda a programação pode ser consultada aqui.