Mais de 20 mil pessoas no “Tons da Primavera” celebraram Viseu como Cidade Vinhateira

2º Festival de Street Art de Viseu deixou mais 12 novas paisagens e telas a céu aberto na cidade. Mercado 2 de Maio foi o centro do evento com provas dos néctares e sabores do Dão

Nos últimos quatro dias, 20 mil pessoas passaram pelo “Tons da Primavera”, o primeiro dos eventos enoturísticos de Viseu. “A iniciativa consolidou a sua posição na agenda de eventos anual de Viseu com forte potencial turístico”, sublinha Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu. “O regresso em 2017 é já uma certeza.”

O Mercado 2 de Maio, praça histórica de Viseu, foi o epicentro da realização, que associou um festival de street art a uma intensa programação de apresentação e provas vinhos do Dão, street food e gastronomia local, música e animação juvenil.

No festival de arte urbana, as intervenções dos 15 artistas – 11 convidados e 4 artistas locais selecionados através de um concurso – criaram 12 novas paisagens e telas a céu aberto na “cidade-jardim” da Beira e na cidade vinhateira do Dão. Entre elas, estão os murais do artista italiano BASIK, dos graffiters portugueses DRAW, AKA Corleone e Gonçalo Mar, dos pintores Lord Mantraste e Martinho Costa, ou da ilustradora Kruella D’Enfer. As visitas guiadas organizadas este domingo esgotaram.

Com duas edições cumpridas do festival, o roteiro de street art de Viseu conta já com 19 pontos de visita. Para o Presidente da Câmara, “este é já um novo roteiro de visita da cidade, inspirada nas nossas marcas identitárias enquanto cidade vinhateira, cidade-jardim e cidade de Grão Vasco”.

A noite de sábado estendeu a área de programação do “Tons da Primavera” ao Largo Pintor Gata e fez da Porta do Soar o palco do concerto dos Best Youth e da Dão Party com Fernando Alvim. Mais de 1300 pessoas assistiram ao espetáculo.

O regresso do “Tons da Primavera” em 2017 contará com novidades no festival de street art.

O primeiro evento anual da agenda enoturística de Viseu é organizado pelo Município de Viseu e Viseu Marca e o BiG – Banco de Investimento Global é o patrocinador principal. São ainda parceiros institucionais a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) e o Museu Nacional Grão Vasco. Dão também o seu apoio à programação a EDP Distribuição, a Galp Energia e a Litocar.

Toda a informação e imagens estão disponíveis em www.vindimasviseu.pt e nas redes sociais do Município de Viseu, Viseu Marca e “Visit Viseu”.