Câmara de Viseu aprova amanhã plano especial para reforçar segurança de peões junto de escolas e na circunvalação

“Viseu Segura” quer combater a elevada sinistralidade nos atravessamentos de passadeiras. Reunião pública de Câmara realiza-se na Escola Secundária Alves Martins

A Câmara Municipal de Viseu reúne amanhã, quinta-feira, 19 de Maio, pelas 9H30, na Escola Secundária Alves Martins, em sessão pública.

Será a primeira vez que uma reunião de Câmara se realiza numa escola. Uma “escolha simbólica”, nas palavras do Presidente da Câmara, Almeida Henriques, uma vez que será aprovado, nesta sessão, um plano especial de reforço da segurança de peões, especialmente de crianças, junto de escolas da área urbana e nas rotundas da circunvalação.

O “Viseu Segura”, como foi batizado o plano, visa combater a sinistralidade nos atravessamentos de passadeiras na cidade de Viseu, elegendo como principal prioridade as escolas e as rotundas do principal eixo rodoviário. “É um plano de ataque sem paralelo aos atropelamentos”, sublinha Almeida Henriques.

O plano prevê medidas de reforço significativo da sinalização vertical e horizontal, luminosa e não luminosa, das passadeiras, a sinalização luminosa de proibição de excesso de velocidade e a adoção de controladores de velocidade em pontos críticos da circunvalação, entre outras medidas “amigas” dos peões como o rebaixamento dos acessos aos passeios e às passadeiras, a colocação de pavimento tátil para invisuais e a relocalização de algumas passadeiras, entre outras medidas.

O “Viseu Segura” inclui ainda medidas de eficiência energética para a sinalização luminosa que vier a ser instalada.

A apresentação integral do programa será realizada amanhã, na reunião de Câmara.